O diálogo virtual : a interação e interatividade no ensino de língua portuguesa a distância



Trabalho

Ano: 2002

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Andrade, Carlos Augusto Baptista de

Orientador: Marquesi, Sueli Cristina


Assunto: interacao,interatividade,Ensino a distancia,Lingua portuguesa - Estudo e ensino,Ensino auxiliado por computador


Resumo: Nesta pesquisa, elaboramos uma proposta metodológica de ensino de Língua Portuguesa para fins especlficos em Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC), cujo desenvolvimento está centrado na abordagem dialógica que prevê o diálogo permanente entre os diversos discursos que configuram uma sociedade, uma comunidade, uma cultura. Pretendemos, com os resultados aqui apontados, contribuir para os estudos que tratam a Língua do ponto de vista comunicativo, na modalidade de ensino e de aprendizagem a distância. Como partimos da hipótese de que é possível construir uma metodologia para o ensino de Língua Portuguesa a distância baseada no diálogo virtual, em ambientes colaboratfvos, por meio da interação humana, que é responsável pelo acíonamento da interatividade tecnológica nos ambientes informáticos, selecionamos para seu embasamento teórico os fundamentos da Ciência do Texto, mais especificamente do Dialogismo na Linguagem, da Lingüística Textual, da Teoria da Enuncíação e da Pragmática InteracionaL Dessa maneira, definimos a metodologia enfocando o aspecto dialógico, o da textualidade, o da interação, o da subjetividade e, por fim, o da interatividade, elegendo dois pontos fundamentais. O primeiro diz respeito à elaboração/construção do hipertexto inserindo marcas lingüísticas que caracterizam o diálogo: situação social concreta, diálogo cumulativo, trama ideológica, marcas lingüísticas de subjetividade, fatores de textualidade: coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalídade, estratégias de interação: afirmação, recomendação, convite etc. Já o segundo ponto fundamental refere-se à identificação de recursos tecnológicos para a viabilização da interação em ambientes colaborativos, observando o grau de interatividade que propiciam. Optamos por viabilizar a proposta em quatro etapas (1. desenvolvimento do ambiente colaborativo: o dizer da equipe interdisciplinar, 2. elaboraçêo do hipertexto: o dizer do professor especialista, 3. desenvolvimento de atividades e atualização do hipertexto: o fazer/dizer do aluno, 4. estratégias de avaliação continuada) e a organizamos e exemplificamos considerando os objetivos e conteúdos da disciplina Língua Portuguesa para o curso de Ciência da Computação da Universidade Cruzeiro do Sul a ser ministrada via Interne,


Abstract: 'A methodological proposal is presented in this research for the Portuguese Language Teaching for Specific Purposes in Distance Learning Mediated by Computer (DLMC) which development is centered in a dialogic approach and previews a permanent dialogue among the several discourses that structure a society, a community, a culture. It is intended, with the arisen results, to contribute with the studies that see language from a communicative perspective, in a distance teaching and learning modality. As the hypothesis of this research is that it is possible to construct a methodology for a Distance Portuguese Language Teaching based on a virtual dialogue, in collaborative environments, through human ínteraction - responsible by the triggering of technologícal interactivity in computing environment - the selected theoretical background is based on the Text Science, more specifically on the language Dialogism, on the Textual Unguistics, and Interactional Pragmatics. This way, the methodology was defined by focusing the dialogic aspect, the textuality, the interaction, the subjectivity and, finally, the interactivity. However, two fundamental aspects were elected. The first is related to the elaborationf construction of the dialogue: concrete social situation, cumulated dialogue, ideological argumentation, linguist marks of subjectivity, textuality factors: coherence, intertextuality. "informactivity", intentionality, interaction strategies: statements, recommendation, invitation etc. The second fundamental aspect is related to the identification of technological resources to the viability of the interaction in coJlaborativeenvironments, observing the degree of interactivity they provide. The proposal of this new methodology was made, then, in four steps (1. developing the collaborative environment: the discourse of the interdisciplinar team, 2. Elaborating the hypertext: the discourse of the expert teacher, 3. Developing the activities and improving the hypertext: the making / the discourse of the student, 4. Continuing evaluation strategies) and the organization and exemplification were made considering the objectives and content of a discipline called Portuguese Language taught at the Computing Science Course at Cruzeiro do Sul University to be implanted via Internet.'


Referência: Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002-03-30

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