Os alimentos como tema gerador no desenvolvimento de uma hipermídia para o ensino de química
Ano: 2017
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Quimica Inorganica
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Química
Programa: Doutorado em Ciências
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Côrrea, Thiago Henrique Barnabé
Orientador: Pedro Faria dos Santos Filho
Assunto: Quimica de alimentos,Ensino superior,Estrategias pedagogicas,Tecnologia educacional,Food chemistry,Higher education,Pedagogical strategies,Educational technology
Resumo: Resumo: Diante da necessidade de se (re)pensar o ensino de Química em seus diferentes níveis, o que reflete nas estratégias pedagógicas adotadas pelos professores e seus mecanismos avaliativos em conteúdo e forma, este trabalho tem como principal objetivo avaliar a possibilidade e potencialidade de uso do tema Alimentos como âncora para o ensino de conceitos químicos. Para tal, buscou-se produzir um material bibliográfico e adapta-lo no formato digital (hipermídia) como recurso didático no estudo em disciplinas de Química utilizando-se de recursos simples e disponíveis (PowerPoint). Assim, buscou-se explorar alguns fenômenos relacionados aos Alimentos e suscitar perguntas/questões, que por mais que pareçam simples e triviais, nos exige uma maior interpretação química que se aproxima de um dos aspectos da atividade de um químico: o teórico, de pensar sobre a matéria e suas modificações em termos de átomos e moléculas, ou seja, da teoria molecular. De modo geral, os materiais didáticos encontrados no mercado abordam o conteúdo sobre alimentos a partir de uma ordem/sequência conceitual e uma classificação obrigatória (água, vitaminas, carboidratos, lipídios e proteínas), ideia contraria a da proposta deste trabalho. Com isso, a motivação em desenvolver um material contextualizado sobre Química de Alimentos foi maximizada frente a carência de livros e ferramentas digitais com essa característica. O presente trabalho defende o potencial educativo do tema Alimentos¿ para o ensino de Química, enfatizando a riqueza conceitual a ser explorada pelos professores de Química seja pelo grande apelo (proximidade contextual), como pela linguagem global que permite promover. O material desenvolvido foi aplicado em um evento científico de abrangência nacional e na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química de um curso de Licenciatura em Química (Universidade Pública). Os resultados desta pesquisa indicam a potencialidade pedagógica do recurso e a necessidade de ressignificação da prática docente em diferentes níveis de formação, de modo a tornar o ensino de Química uma experiência, literalmente, prazerosa e relevante
Abstract: Abstract: Faced with the need to (re)think the teaching of chemistry at its different levels, which reflects in the pedagogical strategies adopted by teachers and their evaluation mechanisms in content and form, this work has as main objective to evaluate the possibility and potentiality of use of the Food theme as an for the teaching of chemical concepts. To do this, we tried to produce a bibliographic material and adapted it to the digital format (hypermedia) as didactic resource without study in subjects of Chemistry, is available with simple and available resources (PowerPoint). Thus, we sought to explore some of the phenomena related to Food and to raise questions/questions, which seem simple and trivial, but require a greater chemical interpretation that approaches one of the aspects of the activity of a chemist: of thinking about matter and its modifications in terms of atoms and molecules, that is, of molecular theory. In general, the didactic material found on the market addresses food content from a conceptual order/sequence and a mandatory classification (water, vitamins, carbohydrates, lipids and proteins), an idea contrary to the proposal of this work. With this, the motivation to develop a contextualized material on Food Chemistry was maximized in the face of the lack of books and digital tools with this characteristic. The present work defends the educational potential of the subject Food for the Chemistry teaching, emphasizing the conceptual richness to be explored by the chemistry teachers, either by the great appeal (contextual proximity) or by the global language that allows to promote. The developed material was applied in a scientific event of national scope and in the discipline of Instrumentation for the Teaching of Chemistry of a Chemistry course (Public University). The results of this research indicate the pedagogical potential of the resource and the need for re-signification of teaching practice at different levels of training, in order to make the teaching of Chemistry an experience, literally, pleasurable and relevant,\$aQuimica Inorganica
Referência: CÔRREA, Thiago Henrique Barnabé. Os alimentos como tema gerador no desenvolvimento de uma hipermídia para o ensino de química. 2017. 1 recurso online (180 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em:
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