Tutoria na formação de professores : um vasto campo de investigação



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Coelho, Ursula Belarmino Valente

Orientador: Alonso, Myrtes


Assunto: Professores - Formacao profissional,professor-tutor,Educacao a distancia,PEC-Formacao Universitaria Municipio,Teacher formation,tutor-teacher,education,distance-learning,PEC-Formacao Universitaria Municipio


Resumo: Este trabalho pretende estudar o significado de tutoria no Programa PEC Formação Universitária Municípios desenvolvido pela PUC/SP e destinado a proporcionar formação superior no magistério aos professores da rede municipal de São Paulo, valendo-se dos recursos de educação a distância (EaD). Nesse sentido, procurou-se compreender o papel do professor-tutor, a importância de sua função e as competências necessárias para desempenhá-la. Propõe-se a investigar também a formação pedagógica do professor-tutor, responsável pelo trabalho em sala de aula. Trata-se de um estudo exploratório, que se enquadra nas pesquisas qualitativas, com algumas características da pesquisa participante, tendo como sujeito o professor-tutor. Para a realização desta pesquisa, foi elaborado um questionário, com a intenção de definir o perfil do professor-tutor e as dificuldades que enfrenta no desempenho de sua atividade. Os dados foram organizados em dois blocos. O primeiro teve objetivo de traçar o perfil desse profissional, considerando os dados pessoais, a formação acadêmica, a experiência na atividade docente e as funções desenvolvidas na educação. O segundo bloco buscou descobrir como os professores se vêem na função de tutoria, quais suas maiores dificuldades nesse trabalho. Os resultados evidenciaram que os professores assumiram a função de tutoria sem ter conhecimento claro do que iriam enfrentar. Também ficou evidente que eles se percebem como elemento dinâmico e essencial, mas não o único no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo aos alunos-professores o suporte cognitivo, motivacional, afetivo e social para que apresentem desempenho satisfatório ao longo do curso. É importante que se estabeleça um vínculo e um trabalho de parceria entre o professor-tutor, o professor/especialista e a coordenação pedagógica. Assim, a função do professor-tutor é unir o grupo, a fim de que seus membros se sintam acolhidos, entusiasmados, com sede de aprender. A presença da tutoria pode propiciar condições para que os estudantes exercitem a capacidade de procurar e selecionar informações, e não só lidar com respostas prontas. A idéia não é acumular informações, mas sim fazer com que o conhecimento seja a base para novas aprendizagens, pois é isto o que se espera do profissional da nova era.,


Abstract: ABSTRACT This work aims to study the meaning of tutorship in the PEC Formação Universitária Municípios, developed by PUC/SP and designed to provide higher education in the teaching profession to teachers working in the São Paulo s municipal network benefiting from EaD s resources. Therein, it was attempted to understand the role of the tutor-teacher, the importance of his activity and what are the essential skills to fulfill this task. It is intended also, to investigate the tutor-teacher s pedagogical formation, as he is the responsible for the work developed during classes. It consists of an exploratory study which fits in quantitative researches, with some characteristics of the participant research. The research carried through this formation s context has the tutor-teacher set up to the subject s role. To accomplish that, it was developed a questionnaire contemplating the definition of the tutor-teacher s profile and his difficulties. The data were treated through two groups. The first group was intended to draw the profile of the tutor-teacher, considering personal and academic data, experience in the teaching activity and the activities developed in the education field of expertise. The second group had the purpose of substantiating how teachers perceive themselves in the tutorship role and what are their major difficulties to endure this work. The results show that the tutor-teacher took over the tutorship activity without having proper knowledge of what situations they would face. It was obvious also, that they perceive themselves as a dynamic and essential subject, but not an isolated element in the teaching and learning process, offering to the tutor-teacher the cognitive, motivational, affective and social support, for them to deliver a satisfactory performance during the course. It is important to establish a connection and a partnership work between the tutor-teacher, the specialist-teacher and the pedagogic coordination. Therefore, the activity of the tutor-teacher is to unite the group in order to make its members feel welcomed, enthusiastic, craving to learn. The presence of the tutorship can propitiate the students to exercise the capacity to search and select information, not only deal with ready-made answers. The idea is not to accumulate information, but make the knowledge to be the basis to the learning process, as this is what is expected from the new era.


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-10-31

Tags: