Criação e implantação de um modelo de sistema de gestão de conhecimento para o desenvolvimento estratégico de uma cultura de comunicação em uma Instituição de Ensino Superior = o caso METROCAMP



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Multimeios

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Artes

Programa: Doutorado em Multimeios

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Coelho, Eduardo José Pereira

Orientador: José Armando Valente


Assunto: Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP),Gestao do conhecimento,Ensino superior,Sistemas de informacao,Ensino a distancia,METROCAMP,Knowledge management,Higher education,Systems of information,Distance education


Resumo: Resumo: Esta tese aborda o processo de criação e implantação de modelo de sistema de gestão de conhecimento na METROCAMP, introduzido com o objetivo de modernizar seu sistema de informação e incrementar a interação humana que ocorre nos níveis de suas conexões internas e externas. O intuito é mostrar que a implantação amplifica os canais de comunicação entre os atores da info-comunidade universitária da METROCAMP, órgãos e pessoas interessadas nas informações institucionais, representando parte essencial do seu processo de desenvolvimento estratégico. Baseia-se em ampla literatura e em longa experiência acadêmica, exercida em Instituições e órgãos de distintas naturezas e perfis, com foco na construção de um modelo que se dissemina no cotidiano institucional, através de artérias comunicacionais inseridas como ferramentas do sistema. São descritas as reais dificuldades de comunicação presentes nas instituições de ensino superior, a despeito de sua missão criadora, disseminadora e integradora de conhecimentos e avanços tecnológicos. É acentuada a história de implantação de sistemas de gestão nas Universidades que, nem sempre, integram informações acadêmicas e administrativas ou são utilizados na construção de novos conhecimentos. A par da importância das modernas tecnologias (software e hardware) para o processo, o foco se concentra na percepção das pessoas (peopleware) que implantaram e utilizam o sistema, interagindo entre si e com as informações institucionais por meio de redes de conexões essenciais para o cumprimento da missão institucional. O modelo de sistema de gestão constitui parte integrante da política da IES, para a qual a interação humana no seu tecido institucional é vital. O modelo foi implantado em consonância com as demandas e as percepções das pessoas cujas intervenções e ações se explicitam nas relações presentes no universo microssocial envolvido. Constam do trabalho a introdução e a justificativa para a escolha do domínio pesquisado, a motivação para sua realização, a fundamentação teórica embasada em estudo aprofundado da bibliografia sobre gestão do conhecimento, os mecanismos de comunicação e interação, os objetivos do trabalho e do processo, a metodologia científica utilizada para a pesquisa, a abordagem das variáveis tecnológicas e humanas envolvidas no processo, bem como a análise de consultas e pesquisas realizadas para captar as percepções das pessoas sobre o desenvolvimento do sistema. A metodologia incorporou o próprio processo de implantação do sistema, levando em conta as necessidades institucionais e a interveniência dos usuários. As abordagens se embasam em sistema tecnológico, mas se orientam pela implantação de mentalidade de colaboração que potencializa, disponibiliza e entrelaça conhecimentos e inovações, criando significados que transcendem saberes individuais e ensejam aprendizagem coletiva, apesar da histórica fragmentação do conhecimento. O percurso compreende etapas modulares de implantação, sob enfoques tecnológicos e humanos. O modelo que representa o sistema de gestão de conhecimentos é apresentado sob a forma de um fluxo ou ciclo espiral evolutivo, dinâmico e de caráter transdisciplinar, que se inicia pelo diagnóstico informacional, passa pela elaboração de um planejamento estratégico e culmina com a criação da inteligência e da cultura organizacional, sistematizadas em arquitetura tecnológica, mas dependentes da disposição das pessoas para a interação. São apresentadas as conclusões que derivam do processo de implantação e abordadas as continuidades desejáveis para o aprofundamento do processo, bem como a extensão do modelo a outras IES congêneres


Abstract: 'Abstract: The purpose of this work is the creation and the implantation of a model system of knowledge management in Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas - METROCAMP, introduced with the objective of modernizing its information system and incrementing human interaction, within its internal and external levels. The implementation of such a system allows the amplification of all communication channels within the actors who belong to the "university info-community", and from these to all those interested in the institutional information, representing an essential part in its strategic development process. The central focus of this work is the construction of a system for knowledge management which can be applied to the institutional daily life and has the ability of disseminating itself through the communication arteries inserted as modules of this system. The real communication and interaction difficulties that exist in college and university settings were described and the history of the management systems implantation in the Universities, which, as a rule, dissociate academic and institutional information and have not favored their necessary integration, even their use as builders of new knowledge, is highlighted. The introduction about the theme, the motivation to have it realized, the justification for the chosen domain, the delimitation of theoretical basis - resulting from the profound study of the available literature on knowledge management - the interaction and communication mechanics, the objectives of the work and of the process, the research methodology, the approach of technological and human variables involved in the process, as well as the surveys analysis made to investigate peoples opinions about the development and implantation of the system, are part of this work. The research methodology chosen, assumed the implantation of the system - adopted from the institutional needs and the intervenience of the users as process. Although the approaches are based in technological bases, this thesis is oriented towards the perception of a collaboration mentality, which can potentialize, disponibilize and interlace knowledge and innovation, creating meanings which can transcend individual knowledge and stimulate collective learning, in spite of the historical knowledge fragmentation. A summary of the modular steps of the system implantation, from a technological and human resources standpoint, is presented. At the end, a model is proposed to represent the knowledge management system in an IES, in the form of a flow or evolution spiral cycle, dynamic and trans-subject. This model deals with the informational diagnostic, strategic planning of the system design and goes to the creation of an organizational culture and intelligence, systematized in components of technological bases, but fundamentally dependent of the intervenience of people and their availability to communicate and interact. Conclusions and observations derived from the implantation process are also presented, along with the desire for continuity by deepening the process, as well as the extension of this model to similar IES,\$aMultimeios'


Referência: COELHO, Eduardo José Pereira. Criação e implantação de um modelo de sistema de gestão de conhecimento para o desenvolvimento estratégico de uma cultura de comunicação em uma Instituição de Ensino Superior = o caso METROCAMP. 2007. 462 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:

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