Educomunicação : novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Andrade, Camila Santos

Orientador: Garcia, Maria


Assunto:


Resumo: O presente estudo aborda importância da educação, por via da intervenção social: a Educomunicação na Sociedade em Rede. Desenvolve-se o trabalho, por meio de pesquisas bibliográficas exploratórias descritivas com análise breve da História da Educação e, em seguida discorre-se sobre a crise da educação e os quatro pilares da educação de Jacques Delors. Depois, analisa-se o direito fundamental à educação, direito público subjetivo, previsto na Constituição na espécie de norma programática que possui aplicabilidade imediata a fim de consolidar o Estado Democrático de Direito. A partir disso, verificam-se as peculiaridades da formatação da Sociedade em Rede e, logo em seguida, as tendências no mundo globalizado. Perpassa-se, ainda, a discursar sobre a relevância de mitigar os erros na aprendizagem, valorizar a multiplicidade de talentos individuais, propósitos da educação ao longo de toda a vida. O último capítulo trata da relevância de se adotar a Educomunicação, agente mediador que atua no processo educativo conciliando educação/comunicação/tecnologia, cujo instrumental midiático se transforma em práticas educomunicativas, organizadas pelos ecossistemas comunicativos na Sociedade em Rede. Por derradeiro, busca-se apontar os fins da Educomunicação, utilizando-se da inter-trans-poli-disciplinaridade com o auxílio do Educomunicador a fim de desenvolver integralmente a pessoa e, por conseqüência, garantir a cidadania plena,


Abstract: This present study tackles the importance of social intervention in the educational process: the Educommunication in the Society. The subject is developed through the use of descriptive and explanatory bibliographic research with a brief analysis of the History of Education. Following this, the educational crisis and Jacques Delors four educational bases are discussed. It is then analyzed the fundamental right to education, subjective pubic right, in the Constitution as a programmatic rule that has immediate applicability in order to consolidate the Democratic Rule of Law. Through this, particularities of such Society and the tendency of the globalized world are verified. It is then discussed the relevance of mitigating the apprentice s errors, value the multiplicity of individual talents, which is the educational purpose across lifetime. The last chapter discusses about the importance of adopting the Educommunication, the intermediary agent which unifies education, communication and technology in the educational process, whose media related instrumental leads to the use of educommunicative practices, organized by the communicative ecosystem in the Society. At last, this study aims to point the Educommunication s purposes through the use of multidisciplines and with the educommunicator s help in order to fully develop the individual granting him citizenship


Referência: Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-03-23

Tags: