Exergando através dos ouvidos e escutando através dos olhos



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Música, Teoria, Criação e Prática

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Artes

Programa: Mestrado em Música

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Clemente Rubio, Miguel

Orientador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes


Assunto: Wuytack, Jos, 1935-,Musicomovigrama,Tecnologia da informacao e comunicacao,Educacao musical,Wuytack, Jos,Musicomovigram,Information and communication technology,Music education


Resumo: Resumo: Desde a virada do milênio, os recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) impactaram definitivamente a maneira como as pessoas se expressam, aprendem e interagem, em todas as atividades das ciências e das artes, entre elas a educação musical. Esta pesquisa desenvolve o conceito de musicomovigramas (HONORATO, 2011). Estes são recursos sonoro-visuais, que se apresentam como uma versão animada dos tradicionais musicogramas e servem de apoio computacional para o desenvolvimento da percepção sonora e da forma musical. Parte-se aqui do conceito de musicogramas, criado pelo pedagogo musical belga Jos Wuytack (WUYTACK, BOAL PALHEIROS, 2009), e de sua proposta de audição musical ativa a qual é pesquisada, contextualizada e comentada como fator contribuinte para a aprendizagem de conceitos e formas musicais, conforme definidas pelo pedagogo musical Keith Swanwick (2003). A presente pesquisa possui caráter bibliográfico com proposta didática. Inicia-se com a conceituação da escuta musical, realizando uma revisão bibliográfica que sirva para relacionar com os atuais musicomovigramas. Apresenta, então, o desenvolvimento desse conceito: através do uso de diferentes softwares livres como Audacity, KDEnLive e GIMP. Através destes, pretende-se também investigar o quanto estas atuais ferramentas TIC poderiam ser de fato entendidas, acolhidas e utilizadas pelos professores e alunos de música, realizando uma proposta didática completa da utilização do musicomovigrama da obra de origem russa, Kalinka. No último capítulo, são feitas propostas didáticas para seis musicomovigramas, desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa Tecnologias aplicadas ao ensino e à aprendizagem musical. Ao final, são feitas indicações para possíveis pesquisas com a utilização de musicomovigramas


Abstract: 'Abstract: Since the turn of the twenty-first century, information and communication technology (ICT) have definitely changed the way people express learning and interact with each other in the activities of science and arts, with a particular impact in musical education. This research develops the concept of musicomovigram (HONORATO, 2011). These are audiovisual resources, which present themselves as an animated version of the traditional musicograms. These resources serve as computational support for the development of sound perception and musical form. Part of this is the concept of musicograms, created by Belgian musical pedagogue Jos Wuytack, and his active musical audition proposal which is researched, contextualized and commented (WUYTACK, BOAL PALHEIROS, 2009), as a contributor to learning concepts and musical form, defined by the musical educator Keith Swanwick (SWANWICK, 2003). The present research has bibliographic character with didactic proposal, begins with the conceptualization of musical listening, performing a bibliographic review that serves to relate to the current musicomovigramas. This work presents the development of this concept, in the form of musicomovigram, created through the use of different free software¿s like Audacity, KDEnLive and GIMP. Through this, it is also intended to investigate how these current ICT tools could be understood, accepted and used by teachers and students of music, making a complete didactic proposal of the use of the music of the work of Russian origin, Kalinka. In the last chapter, didactic proposals are made for six musicomovigrams, developed within the scope of the Research Group "Technologies applied to teaching and learning music". At the end, indications are made for possible research using musicomovigrams,\$aMúsica, Teoria, Criação e Prática,\$aCAPES'


Referência: CLEMENTE RUBIO, Miguel. Exergando através dos ouvidos e escutando através dos olhos. 2018. 1 recurso online (89 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

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