Estudo do uso de tecnologias em pesquisas que tratam da educação financeira



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Castelo Branco, Anísio Costa

Orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira


Assunto: Educacao financeira,Educacao financeira - Pesquisa,Educacao Matematica,Tecnologia da informacao,Financial literacy,Mathematics education,Financial literacy - Research,Information technology


Resumo: Este trabalho apresenta o mapeamento de trinta dissertações e teses que tratam do tema Educação Financeira no contexto do Ensino e da Educação Matemática no período entre 2014 e 2016 com o objetivo de identificar se, e como, a tecnologia é considerada nestes trabalhos. Inicialmente, aborda-se a definição de mapeamento, seus objetivos e os caminhos percorridos para a sua realização. O objetivo é analisar as contribuições das tecnologias nas produções acadêmicas stricto sensu acerca da Educação Financeira, no contexto da Educação Matemática, por meio de uma metassíntese, na perspectiva de identificar como esse tema está sendo discutido nas pesquisas e o papel da tecnologia nestes estudos. Os trabalhos apontam soluções diversas e constatamos sugestões e apontamentos das dificuldades e da necessidade do uso de tecnologias para melhoria do ensino da Educação Financeira,


Abstract: This paper presents the mapping of thirty dissertations and theses dealing with the theme of Financial Education in the context of Teaching and Mathematics Education in the period between 2014 and 2016 in order to identify if and how technology is considered in such works. Initially, the definition of mapping, its objectives and the paths taken to its accomplishment are discussed. The objective is to analyze the contributions of the technologies in graduate academic productions about Financial Education, in the context of Mathematics Education, through a meta-synthesis, in order to identify how this topic is being discussed in the researches and the role of technology in these studies. They point to several solutions and we have identified suggestions and taken notes of the difficulties and the need to use technologies to improve the teaching of Financial Education


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018-09-10

Tags: