A inserção de novas tecnologias na educação médica e na prática clínica : The insertion of new technologies in medical education and clinical practice
Ano: 2020
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado profissional
Disciplina: Política, Gestão e Planejamento
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Mestrado em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Castelani, Alana Valle Botelho
Orientador: Rubens Bedrikow
Assunto: Educacao medica,Tecnologia da informacao,Humanizacao da assistencia,Assistencia integral a saude,Medical education,Information technology,Humanization of assistance,Comprehensive health care
Resumo: Resumo: Na sociedade contemporânea, as tecnologias da informação e da comunicação obtêm cada vez mais espaço em diversas áreas de atuação, dentre elas a saúde. Como exemplo, está ocorrendo o aprimoramento de sistemas de apoio à decisão clínica advindos da popularização da inteligência artificial, além de diversos outros softwares correlatos que permitem obter diagnósticos diferenciais e condutas por meio do cruzamento de grandes bases de dados, auxiliando na prática clínica dos profissionais de saúde. Contudo, cabe ao profissional médico compreender seu paciente de forma holística, para que seja possível interpretar da melhor forma as informações sugeridas pelas ferramentas tecnológicas e também para conectar-se ao seu paciente de forma humanizada para engajá-lo, bem como a seus familiares, em seu tratamento. Nesse processo, é preponderante a valorização da educação médica para formar profissionais que saibam atuar nesse paradigma e que utilizem essas ferramentas para ampliar sua capacidade técnica, porém sem perder de vista o exercício de uma clínica humanizada e centrada na pessoa. Assim, neste estudo buscou-se identificar a opinião de estudantes de medicina, docentes e responsáveis pelo ensino médico sobre o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação na prática clínica e a sua relação com o ensino médico. Além disso, é também objetivo do presente estudo identificar a percepção dos participantes quanto à inserção de sistemas de apoio à decisão clínica, computação cognitiva e inteligência artificial em sua prática cotidiana e no ensino médico e identificar opiniões de como a educação médica pode incorporar essas novas tecnologias sem abrir mão do contato humano na relação médico-paciente. Quanto à metodologia empregada, foi realizado um estudo qualitativo, fazendo uso da técnica de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo do material obtido a partir das entrevistas. Desse material, foram obtidas cinco categorias de temas, as quais foram agrupadas em dois eixos temáticos na discussão: os impactos na prática médica e os impactos na educação médica. Com este estudo, considerou-se que, como os sistemas de apoio à decisão clínica são uma realidade, é necessário ser estimulada a reflexão sobre seus aspectos éticos, além de seu caráter prático, em ambientes de ensino médico tanto para graduação como para profissionais já formados. Afinal, existe uma forte influência econômica sobre essas tecnologias, além de possíveis implicações em seu uso desmedido, podendo trazer benefícios, mas também riscos. Por fim, há uma grande necessidade de se realizarem mais estudos com a finalidade de debater, principalmente do ponto de vista ético, a aplicação de tais sistemas no cotidiano da clínica médica
Abstract: Abstract: In the contemporary society, the importance of information and communication technologies has been increasing in several fields of application, one of them is health. In addition, the enhancement in decision support systems, due to the advent and popularization of artificial intelligence and related software, provides differential diagnoses and medical conducts by the analyses of a huge amount of data what supports the clinical practice of health professionals. However, it is up to the medical professional to comprehend in a holistic way his patients to understand as well as possible the information suggested by the technological tools and also to relate to his patients in a humanized way to engage them and their family to help in the treatment. During this process, it is preponderant to appreciate the importance of medical education, training professionals to act in this paradigm, using these new technologies to improve their capabilities keeping the exercise of a humanized and patient-centered clinic. Thus, this study aimed to identify, through semi-structured interviews, the opinion of individuals who acts in medical education process, opinion influencers and practitioners of the medical clinic of a medical school in the State of São Paulo about the impact of decision support systems in the clinical practice and its relation with medical education. Furthermore, this study also aims to identify the participant¿s perception about the adoption of decision support systems, cognitive computing and artificial intelligence in their professional practice and in medical education, identifying opinions about how the medical education activities could approach this kind of subject without forget the human contact and the doctor-patient relationship. A qualitative content analysis of the material obtained from the interviews was carried out and separated by thematic units into categories and subcategories. From this material were obtained five thematic categories related to medical practice grouped in two thematic axis: medical practice and medical education. In this research was possible to consider the decision support systems are a reality, they are being used in Brazil in some places as a pilot study, but they are already adopted in several other countries. But is necessary to encourage the debates about its ethical aspects, besides its practical action, in medical teaching environments both for undergraduate students and for graduated professionals. After all, there is a strong presence of the market interests and possible implications of the excessive use of this technology, which can bring benefits, but also risks. Finally, it is necessary to carry out further studies, in order to discuss, mainly from the ethical point of view, the application of such systems in the medical practice,\$aMestrado,\$aPolítica, Gestão e Planejamento,\$aMestra em Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde
Referência: CASTELANI, Alana Valle Botelho. A inserção de novas tecnologias na educação médica e na prática clínica: The insertion of new technologies in medical education and clinical practice . 2020. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/340381
Tags: