Engenharia multimidia : contribuições metodologicas ao gerenciamento de projetos de produção e utilização de conteudo digital em educação
Ano: 2010
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa: Doutorado em Engenharia Elétrica
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Amorim, Joni de Almeida
Orientador: Mauro Sergio Miskulin
Assunto: Ciencia da computacao,Projetos de engenharia,Sistemas multimidia - Educacao,Computacao - Manuais, guias, etc.,Multimidia,Computer science,Engineering design,Multimedia systems - Education,Computer science - Handbooks, manuals, etc.,Multimedia
Resumo: Resumo: A Engenharia é hoje vista como sinônimo de Inovação, em especial por prover soluções tecnológicas que afetam não apenas o dia a dia do trabalho e do entretenimento, mas também a educação. Surge hoje como desafio gerenciar portfólios de projetos envolvendo tanto a produção como a utilização de multimídia, seja para o enriquecimento do ensino presencial tradicional, seja para a viabilização do ensino a distância. Nesta perspectiva, esta tese pretende responder à seguinte questão: Quais são os aspectos fundamentais a serem considerados na gestão de projetos de produção e uso de multimídia educacional? Uma solução possível para a questão central supracitada é expressa pela seguinte proposição: Um conjunto cientificamente estudado de ferramentas e técnicas gerenciais pode ser identificado como elemento central a ser considerado na gestão de projetos de produção e/ou de utilização de multimídia, deste modo potencializando as chances de sucesso de projetos educacionais. Assim, esta investigação apresenta uma proposta de modelo para o gerenciamento de projetos de produção e utilização de conteúdo digital. Tanto o modelo como a metodologia e a implementação receberão a denominação de EduPMO, uma abreviação de Educational Project Management Office, o que poderia ser traduzido como Escritório de Gerenciamento de Projetos Educacionais. Desta feita, o modelo, a metodologia e a implementação devem ser compreendidos como relacionados mas, ainda assim, distintos.
Abstract: 'Abstract: Engineering is seen today as a synonym of Innovation, in special for providing technological solutions that affect not only daily work and entertainment, but education as well. Project portfolio management of multimedia production and use emerges today as a challenge both for the enrichment of traditional classroom based teaching and for distance education offering. In this way, this thesis intends to answer the following question: "Which are the fundamental aspects to be considered in the management of projects on educational multimedia production and use?" A possible solution for the central question mentioned above is expressed by the following proposition: "A scientifically studied set of management tools and techniques may be identified as a central element to be considered in the management of projects of multimedia production and/or use, in this way increasing the success odds of educational projects." As a consequence, this research presents a proposal of a project management model for digital content production and use. The model, the methodology and the implementation will be named EduPMO, an abbreviation of "Educational Project Management Office". Therefore, the model, the methodology and the implementation should be understood as related but independent entities.,\$aEletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica'
Referência: AMORIM, Joni de Almeida. Engenharia multimidia: contribuições metodologicas ao gerenciamento de projetos de produção e utilização de conteudo digital em educação. 2010. 211 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: