Metodologias ativas no ensino médio concomitante com o ensino profissional e utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Carvalho, Waldemar José Baptista de

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de


Assunto: Escolas tecnicas,Ensino Medio,Aprendizagem - Metodologia,Technical institute,High School,Learning - Methodology


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo elaborar a narrativa de uma experiência docente na 2ª. série do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) de São Paulo, na disciplina de Matemática, nos temas Matrizes, Determinantes e Sistemas (MDS), e inter-relacioná-la com as práticas de Metodologias Ativas, com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) identificadas na literatura. Objetiva também realizar um levantamento de teses, dissertações e artigos científicos disponíveis no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre as práticas de metodologias ativas no Ensino Médio, concomitantemente com o Ensino Técnico profissional, com uso das TDIC, na forma de revisão da literatura. Procuramos atender a esses objetivos a partir de uma revisão da literatura, embasados nas concepções sociointeracionistas de Vygotsky, na aprendizagem significativa de Ausubel e no construcionismo de Papert, reescritos na contemporaneidade por Almeida e Valente, assim como por meio da elaboração, aplicação e análise de um projeto, conduzido junto a alunos da referida série, a fim de verificar se a aplicação de uma metodologia híbrida naquele contexto traria resultados positivos ou negativos, ou até mesmo se não acarretaria qualquer mudança naquele quadro. No nosso levantamento junto à base de dados da CAPES, buscamos por estudos que mencionassem experiências de professores que aplicaram as metodologias ativas com a utilização das TDIC e que propiciassem aos alunos a aprendizagem ativa. Encontramos 48 estudos, dos quais 7 se propunham a descrever estudos relacionados ao Ensino Médio. Os resultados foram tabulados e apresentados em quatro tabelas. As conclusões apresentadas nos trabalhos analisados indicam: um bom índice de aproveitamento dos alunos na aprendizagem, satisfação dos professores em praticar as metodologias ativas com as TDIC, mudanças nas práticas, e baixo número de relatos sobre a utilização das TDIC no processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio. Quanto a experiência conduzida, os resultados indicam que foi valiosa para todas as partes envolvidas, havendo em seu percurso um processo de hibridismo, com a aplicação da metodologia tradicional de ensino conjuntamente com metodologias ativas, com o uso das TDIC, dando a todos os participantes da pesquisa uma dinâmica de curso diferenciada se comparada àquelas anteriormente vividas. O estudo conclui salientando que mudanças nos contextos educacionais do Ensino Técnico de nível Médio brasileiro são viáveis e devem ser implementadas a favor de uma aprendizagem que atenda melhor às necessidades contemporâneas dos seus alunos, mas que esse processo deve ocorrer considerando-se as características do ambiente e o contexto de sua aplicação,


Abstract: The present work aims at narrating a teaching experience in the Math discipline of the second year of a Technical High School (ETEC) in São Paulo, Brazil, approaching the subject Matrices, Determinants and Systems, and to interrelate that experience with the practices of Active Methodologies, using Digital Information and Communications Technologies (DICT) identified in the literature. It also aims at conducting a survey of PhD theses, Mastering dissertations and papers available in the database of the Coordination of Personal Improvement of Higher Education (CAPES) on the practices of Active Methodologies in High School, concomitantly with the Professional Technical Education, with the use of DICT, in the framework of a literature review. We seek to meet these objectives from a literature review based on Vygotskys social interactionist frameworks, Ausubels meaningful learning and Paperts constructionism, rewritten in the contemporaneousness of Almeida and Valente, as well as by designing, applying and analyzing a project conducted with math students of a Technical High School for verifying whether the application of a hybrid methodology in that context would bring positive or negative results, or even if it would not entail any change in that framework. In our survey on the CAPES database, we searched for studies that mentioned experiences of teachers who applied the active methodologies with the use of DICT and that provided students with active learning. We found forty-eight studies, seven of which aimed to describe research related to High School. The results were tabulated and presented in four tables. The conclusions in the analyzed studies show a good rate of student achievement, teachers satisfaction in applying the active methodologies with DICT, changes in teachers practice, and low number of reports on the use of DICT in the High School teaching and learning processes. Regarding the experience conducted in this study, the results show that was extremely valuable for all parties involved and that it occurred a hybridization process with the application of the traditional teaching methodology together with the active methodologies, with the use of DICT, providing all the research participants a differentiated course dynamic if compared to those previously lived. Our study concludes by pointing out that changes in the educational contexts of Brazilian Technical Education of level medium are feasible as well as that they should be implemented for fostering a learning process that better meets the contemporary students needs, but, nevertheless, that this process should take place considering the characteristics of the environment and the context of application


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018-08-31

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