Uma janela para todos : as midias informatizadas na escola aberta as diferenças
Ano: 2003
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Doutorado em Engenharia Mecânica
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Carrico, Janaina Speglich de Amorim
Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan
Assunto: Ensino supletivo,Informatica,Integracao escolar
Resumo: Resumo: A partir das necessidades pedagógicas dos professores que desejam promover a expressão das diferenças dos seus alunos em sala de aula e do surgimento das novas ferramentas educativas informatizadas desenvolvemos este trabalho de pesquisa. Almejamos conhecer o que a utilização de um software educacional, aberto à participação de todos os alunos. pode acrescentar aos demais recursos didáticos-pedagógicos de uma escola inclusiva. Tivemos. como parceiras desta investigação, duas professoras da escola pública EMEF Dom Bosco, Rede Municipal de Ensino Fundamental de Valinhos/SP. Com muito entusiasmo e vontade de inovar a prática pedagógica, estas professoras compartilharam. conosco um trabalho que buscou formas inovadoras de utilizar as novas mídias informatizadas na escola e favorecer situações de ensino- aprendizagem nas quais as diferenças dos aprendizes puderam ser valorizadas. Utilizamos o software Teatro DO Computador, desenvolvido no Instituto de Computação da Unicamp. Este programa oferece um ambiente interativo e colaborativo de aprendizagem, no qual todos os seus usuários. indiscriminadamente, podem criar animações computadorizadas junto com outros colegas, expressando as mais distintas idéias e pensamentos. Acreditamos que este tipo de situação pedagógica, aberta e flexível à participação de todos os alunos. fundamentada na interatividade e na co-criação, é indispensável à exeqüibilidade das propostas inclusivas de educação
Abstract:
Referência: CARRICO, Janaina Speglich de Amorim. Uma janela para todos: as midias informatizadas na escola aberta as diferenças. 2003. 209p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: