Currículo, tecnologias e robótica na educação básica
Ano: 2011
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Campos, Flavio Rodrigues
Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Assunto: Educacao basica,Curriculo,Tecnologias de informacao e comunicacao,Robotica educativa,Basics education,Curriculum,Technologies in education,Robotics in education
Resumo: Buscou-se com este trabalho identificar as características da integração da robótica como recurso tecnológico no currículo de uma escola particular em relação aos aspectos didático-pedagógicos e de gestão, com vistas a promover o desenvolvimento de futuros projetos que integrem de forma mais significativa a robótica ao currículo. Nesse sentido, mapeamos e analisamos as variáveis existentes no âmbito escolar que pudessem indicar as características dessa integração. Em um primeiro momento, fizemos um levantamento bibliográfico em bases de dados eletrônicas dos artigos científicos de diversos países e também de trabalhos acadêmicos no Brasil no intuito de estabelecer um panorama atual de pesquisa sobre o assunto, e especificamos conceitualmente em seqüência os referenciais teóricos que sustentaram a pesquisa como um todo, a saber: robótica, robótica na educação, aprendizagem no contexto da robótica na educação e currículo e sua integração com as tecnologias de informação e comunicação. A partir desses referenciais, desenvolvemos a pesquisa de campo que se apoiou na técnica de coleta de dados chamada grupo focal, além da observação participante das atividades realizadas nas aulas de robótica. Selecionamos uma escola particular de Educação Básica em Santo André - SP, que utiliza a robótica no processo de aprendizagem há 7 anos e que durante esse período já desenvolveu diversos projetos curriculares e extracurriculares. Foram selecionados dois grupos focais do 8° ano do Ensino Fundamental, além da observação participante durante um bimestre das atividades de robótica em uma turma do 3° ano do Ensino Médio. Desenvolveu-se a análise dos dados por meio da análise de discurso critica de Fairclough, identificando as características e perspectivas da integração da robótica no currículo, ou seja, em que medida a utilização deste recurso pode ser considerada integração curricular de tecnologias. Os resultados indicam que a integração da robótica como recurso tecnológico na educação básica possui aspectos complexos como a relação tempo/espaço, o preparo da Equipe pedagógica e a relação entre a robótica e outros saberes. Nesse sentido, a compreensão desses aspectos pode apontar caminhos para que a robótica não seja integrada ao currículo apenas para manter a hegemonia dominante do currículo prescrito, mas sim em ampliar as perspectivas da educação para a ciência e tecnologia de forma significativa e motivadora para os alunos,
Abstract: It is intended through this study identify the aspects in integrating robotics as a technological resource into the curriculum of a private school about pedagogical and administration aspects, to promote future projects that could integrate in a more significant way robotics into the curriculum. In this way, we mapped those aspects and analyzed the variables existing in the school that could indicate the aspects in the integration of robotics into the curriculum. At first, we did a literature research in online electronic databases about scientific articles in different countries and academic works in Brazil in order to establish an actual research view about the subject. After that, we put together the theorical references that give support to our research, as we know: robotics, robotics in education, learning in the context of robotic in education and curriculum and its integration with information and communication technology. Taking these framework as a guideline, we developed a field research using a database collect technic called focus group, and also the technic called watching participation made through the activities in the robotics classroom. For the research we choose a private school in Santo André - SP, which uses robotics in learning process from seven years and during this period, has already developed a lot of curriculum projects and after school programs. It has been selected two groups, from the eighth grade, and we did a participant observation in robotics activities in a three-year high school classroom. We developed the database analysis by the critical analysis discourse of Fairclough, identifying the characteristics and perspectives of robotics integration into the curriculum, and how the use of this resource can be considered curriculum Technologies integration. The results show that integrating robotics into the curriculum as a technological resource in basics education has a hole of complex aspects and demand a deep reflection about it. Therefore, the comprehension of these aspects could show a way that robotics dont be integrated into the curriculum just to maintain the hegemony, but to amplify the perspectives of Science and technology education. in a more ~ motivated and significant way to students
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-08-24
Tags: