Formação continuada de gestores públicos : uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão ambiental de municípios do noroeste paulista



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino e Historia de Ciências da Terra

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Geociências

Programa: Mestrado em Ensino e Historia de Ciencias da Terra

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Camargo, Renan Pinton de

Orientador: Joseli Maria Piranha


Assunto: Administracao publica,Ambiente virtual de aprendizagem,Gestao ambiental,Governanca,Formacao continuada,Public administration,Virtual learning environment,Continuing education,Environmental management,Governance


Resumo: Resumo: O conhecimento do território local constitui subsídio essencial à gestão do ambiente. Também é evidente a necessidade de conhecimento das diversas vertentes atribuídas a ela, como fauna, flora, recursos hídricos, saneamento básico, educação ambiental, entre outros. Nesse sentido, reconhece-se nos cursos de formação continuada uma oportunidade de apoiar os gestores ambientais em sua tomada de decisão. Complementar a isso, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser um recurso educacional oportuno ao oferecimento de tais cursos, mediante um processo educacional com baixo custo e alta flexibilidade. Assim, objetivou-se nessa pesquisa a realização de um curso de formação continuada para gestores ambientais de oito municípios do noroeste paulista, tendo como foco a resolução de problemas socioambientais e mediante o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Destaca-se que tais municípios possuíam entre si um Convênio Intermunicipal para ações cooperadas de natureza socioambiental. Assim, utilizou-se a orientação metodológica da pesquisa-ação, mediante o desenvolvimento de atividades de cunho participativo, problematizador e investigativo. Como etapa inicial, buscou-se investigar o cenário no qual as gestões ambientais se dão, a fim de se contextualizar o elemento empírico da investigação. Na sequência, foram realizados cinco encontros presenciais, nos quais a pesquisa valeu-se de recursos da observação participante e de questionários estruturados. A partir desses foi desenvolvido um curso semipresencial que abordou o dispositivo legal Resolução SMA nº32/2014, o qual dispõe sobre as orientações de restauração ecológica no Estado de São Paulo. O curso teve duração de 39 dias e carga total de 40 horas e utilizou as funcionalidades do AVA TelEduc, além de atividade prática em campo, videoaulas, materiais didáticos, dispositivos legais e outros documentos técnicos. Não obstante, pode-se constatar uma baixa interação e um tênue envolvimento dos participantes durante o curso, o que refletiu na escassez de elementos profícuos à gestão ambiental. Em consequência buscou-se realizar uma ação complementar, pós-curso, que permitisse favorecer a participação dos gestores. Assim, os gestores foram convidados a elaborar uma proposta educativa para gestão ambiental. Tais propostas foram construídas em encontros ocorridos no âmbito das reuniões do Convênio Intermunicipal, contudo os participantes não se mobilizaram para executar quaisquer das ações propostas. Pode-se considerar, em função dos resultados e percepções registrados durante o processo investigativo, que o AVA é um recurso oportuno à formação continuada. Porém, o êxito de ações educativas que busquem a construção do conhecimento a partir do território local, como o curso de formação desenvolvido, depende de um maior comprometimento dos gestores com a aprendizagem continuada, o que só se poderá verificar mediante mudanças estruturais das condições em que se dá a gestão do ambiente nos municípios


Abstract: 'Abstract: Knowledge of the local territory is essential for environmental management. In this sense, continuing education courses on the unique aspects of local fauna, flora, water resources, basic sanitation, environmental education, etc., are an opportunity to support environmental managers with information necessary to improve decision-making. Information and Communication Technologies (ICTs) can be an effective tool to offer these courses through an low-cost educational process with and high teaching-learning flexibility. Thus, the objective of this research was the use of a continuing education course for environmental managers from eight municipalities in the northwest of São Paulo, focusing on solving socio-environmental problems and using the Virtual Learning Environment (VLE). These municipalities had an Intermunicipal Agreement to carry out socio-environmental actions. For this, the methodology of action research was used, through the development of participatory, problematizing and investigative activities. First, five meetings were held to contextualize the course with an understanding of the environmental management scenario. The research was conducted through participant observation and structured questionnaires. Thus, a distance-learning course was developed on the state legislation aiming at the theme of ecological restoration, held over a period of either the 39 days or 40 hours. The educational resources used were the VLE "TelEduc", as well as field activity and video courses, didactic material, legal devices and other technical documents. Despite this, participants showed low interaction and weak involvement of the during the course, which reflected the scarcity of elements that are useful for environmental management. As a complementary action, a follow-up course offered, managers the opportunity to develop an educational proposal for environmental management. Such proposals were built in meetings held under the Intermunicipal Agreement, although the participants did not carry out any of the proposed activies. In conclusion, depending on the results and perceptions recorded during the investigative process, VLE can be an effective resource for continuing education. However, the success of educational actions that seek to build relevant local knowledge among environmental managers, such as the training course developed, depends on a greater commitment of the managers to continuous learning, which can only be verified by structural changes of the conditions in management of the environment in the municipalities,\$aEnsino e Historia de Ciencias da Terra'


Referência: CAMARGO, Renan Pinton de. Formação continuada de gestores públicos: uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão ambiental de municípios do noroeste paulista. 2018. 1 recurso online (153[66] p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em:

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