Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização de crianças surdas : novas tecnologias e práticas pedagógicas
Ano: 2015
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Cabello, Janaina
Orientador: Heloísa Andreia de Matos Lins
Assunto: Alfabetizacao,Letramento,Aprendizagem,Surdez,Lingua brasileira de sinais,Writing system literacy,Literacy,Learning,Deafness,Brazilian Sign Language
Resumo: Resumo: Esta pesquisa busca descrever as experiências vivenciadas por Surdos sinalizadores na sua interação com um recurso digital, desenvolvido a partir de um software livre. Haja vista a singularidade linguística de alunos Surdos sinalizadores, cuja Língua Brasileira de Sinais (Libras) é oficialmente reconhecida como primeira língua através da Lei nº 10.436/2002 e do Decreto nº 5.626/2005 e pela consequente complexidade na apropriação da língua portuguesa escrita por esses alunos (que ocorrerá como segunda língua, considerando-se que a Libras (L1) é uma língua na modalidade visuogestual e a língua portuguesa (L2) é oral-auditiva), foi desenvolvido um objeto de aprendizagem (OA), entendido como um recurso digital que pode ser reutilizado como apoio à aprendizagem. Os pressupostos teóricos norteadores deste trabalho foram a perspectiva Bilíngue na educação de Surdos e os estudos nas perspectivas interlocutiva e histórico-cultural. O trabalho discute sobre as possibilidades/potencialidades das tecnologias digitais no cenário educacional partindo da análise contrastiva da interação de um grupo de crianças Surdas em fase de alfabetização com o OA desenvolvido, considerando ainda as percepções e análises de um professor Surdo frente à tecnologia proposta. As análises apontam que, mesmo com as potencialidades das mídias digitais para o ensino na língua portuguesa escrita para crianças Surdas, existe uma tendência para que os recursos digitais sejam apropriados por professores e alunos do mesmo modo como os recursos impressos, não sendo explorados quanto às suas possibilidades de outros fazeres. O trabalho aponta ainda para uma aparente didatização dos recursos imagéticos/multimidiáticos no contexto escolar, mesmo quando tais recursos poderiam oportunizar outros modos de apropriação da escrita que não os já canonizados por práticas pedagógicas vigentes. Discute-se ainda sobre a necessidade da participação dos sujeitos Surdos (professores e alunos) no desenvolvimento das arquiteturas pedagógicas de artefatos digitais para o apoio à alfabetização de crianças Surdas em língua portuguesa, salientando-se a necessidade e possibilidades de novos trabalhos nesse sentido
Abstract: Abstract: This research seeks describe the experiences of the group of Deaf in their interaction and use of a digital resource, which was developed based on a free software, given the linguistic uniqueness of the sign language of the Deaf students, whose Brazilian Sign Language (Libras) is officially recognized as a/the first language by the Law No. 10.436 / 2002 and the Decree No. 5.626 / 2005. Due to the consequent complexity in the ownership of the written system of the Portuguese Language by these students (which will occur as a second language, considering that Libras (L1) is a language in sight-gestural mode and the Portuguese language (L2) is oral-auditory), we developed a learning object (LO), understood as a digital resource that can be reused to support learning. The guiding theoretical assumptions of this study were the Bilingual perspective in the education of the Deaf and the studies in the interlocutory, historical and cultural perspectives. The paper discusses the possibilities / affordances of digital technologies in the educational scenario having in mind the contrastive analysis of the interaction of a group of Deaf children in literacy stage with the developed LO, also considering the perceptions and analysis of a Deaf teacher experimenting with the developed technology. The data analyzes show that, even with the affordances of digital media to teach written Portuguese Language for Deaf children, there is a tendency of that digital resources being appropriated by teachers and students in the same way as the printed resources not being explored considering the affordances of other doings. The work also points to an apparent traditional use of imagistic / multimediatic resources in the school context, even when such resources could create opportunities for other modes of appropriation of writing different from those already canonized by current pedagogical practices. Discussions about the necessity of participation of the Deaf subjects (teachers and students) in the development of pedagogical architectures of digital artifacts to support the literacy of Deaf children in Portuguese, stressing the need and possibilities for further work in this direction.,\$aEducação, Conhecimento, Linguagem e Arte,\$aMestra em Educação
Referência: CABELLO, Janaina. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização de crianças surdas: novas tecnologias e práticas pedagógicas. 2015. 1 recurso online (186 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: