A utilização de tecnologias digitais Open Source : uma contribuição ao estudo comparativo de ambientes virtuais na PUC-SP
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Brigatti Junior, Luiz Antonio
Orientador: Leão, Lucia Isaltina Clemente
Assunto: Tecnologias digitais,Ambientes virtuais,Moodle,Open Source,TelEduc,Ensino a distancia,Ensino auxiliado por computador,Realidade virtual na educacao,Software gratuito,Virtual Environments
Resumo: À medida que cresce o número de usuários de computadores e a inerente complexidade dos sistemas, métodos para observar usuários de ambientes de aprendizagem virtuais em seu local de trabalho tendem a ser cada vez mais necessários. Processos de avaliação contínua, a serem executados durante o ciclo de vida dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), se apresentam como condição necessária a um bom resultado para seus usuários. Esta pesquisa buscou averiguar com usuários docentes o processo da utilização, além de comparar o uso das ferramentas open source e as dificuldades encontradas nos ambientes virtuais Moodle e Teleduc na PUC-SP. Assim, nessa dissertação argumenta-se que abordagens com a utilização de AVAs pelo corpo docente da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-PUC-SP), representam uma ferramenta de efetivo ganho de qualidade,
Abstract: Methods that allow the observation of users of virtual learning environments acting in the work place tend to become increasingly more necessary when the number of computer users and the inherent complexity of systems grow. Processes of continuous assessment carried out during the life cycle of Virtual Learning Environments (VLEs) seem to be required condition for users to reach good results. This research used information provided by professors to verify their usage process, and compare the use of the open source tools and the difficulties found in the virtual environments Moodle and TelEduc , both in use at PUC-SP. Thus, this dissertation argues that approaches in which VLEs are used by the faculty members of the School of Economics, Administration, Accounting and Actuary (FEA at PUC-SP) represent tools of effective gain in quality
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-03-19
Tags: