Tecnologias digitais em educação : uma reflexão sobre processos de formação continuada de professores
Ano: 2015
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Amorim, Andrea Gabriela do Prado
Orientador: Carlini, Alda Luiza
Assunto: Formacao continuada de professores,Tecnologias digitais de informacao e comunicacao,Educacao basica,Continuous education of teachers,Digital technologies of information and communication,Basic education
Resumo: A presente investigação integra-se na linha de pesquisa Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas, do programa: Formação de formadores. Trata-se de uma pesquisa-ação, que foi desenvolvida de forma qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica e na análise das ações já realizadas com os professores de ensino fundamental 2 e médio, no Colégio Santo Agostinho SP durante os anos de 2007 a 2014 buscando identificar as dificuldades dos professores, em relação ao uso de tecnologias digitais em educação (na escola e em sala de aula) e descrever as potencialidades do uso pedagógico das tecnologias digitais. O objetivo geral da pesquisa é desencadear uma reflexão sobre os processos de formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais em sua prática pedagógica, entendidas como recursos de informação e comunicação interativos, que apoiam a relação professor-aluno e contribuem para a realização de aulas dinâmicas e significativas. Uma característica peculiar dessa pesquisa é considerar os professores como coautores da reflexão, pois ela se funda no pressuposto de que mudanças significativas na instituição escolar ocorrem apenas quando os professores estão engajados e não quando obrigados. Ao mesmo tempo, considera que um professor nunca está pronto para exercer a sua profissão, mas encontra-se em um constante movimento de construção e reconstrução de sua prática para atender às demandas de seu contexto e de seu tempo. O maior desafio é promover uma formação que ofereça elementos que o professor reconheça como necessários para educar na realidade contemporânea, marcada pela ampla disponibilidade de informações, gratuitas e acessíveis para muitos via Internet e que, ao mesmo tempo, põem em discussão valores e práticas que ele consolidou ao longo de sua trajetória profissional,
Abstract: This research is part of the professional development research in line of the teacher and educational practices of the program: Teaching the teachers. This is an action research, which was developed in a qualitative way, based on literature review and analysis of the actions already undertaken with the primary school teachers and a half, the College Santo Agostinho- SP during the years 2007-2014 seeking to identify the difficulties of teachers in relation to the use of digital technologies in education (at school and in the classroom) and describe the potential of the pedagogical use of digital technologies. The focus objective is trigger a reflection on the continuing education process of teachers in the use of digital technologies in their teaching, understood as interactive information and communication resources, which support the teacher-student relationship and contribute to the achievement of dynamic and meaningful lessons. An interesting point in this research, is consider teachers as co-authors of reflection because it is founded on the assumption that significant changes in schools occur only when teachers are engaged. At same time the research consider that a teacher is not ready to practice their function perfectly, its a constant moviment of construction and reconstruction of their practice to meet the demands of his time and context that is inserted. The biggest challenge is to promote an education that provides elements that the teacher recognizes is necessary to educate in contemporary reality, putting in discussion values and practices consolidated throughout his professional career
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-12-11
Tags: