O uso da tecnologia nos tempos atuais : análise de programas de intervenção escolar na prevenção e redução da agressão virtual
Ano: 2016
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CNPq
Grau: Mestrado
Disciplina: Psicologia Educacional
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Bozza, Thais Cristina Leite
Orientador: Telma Pileggi Vinha
Assunto: Cyberbullying,Assedio virtual,Educacao,Prevencao,Intervencao pedagogica,Cyberbullying,Virtual aggression,Education,Prevention,Intervention pedagogical
Resumo: Resumo: A internet trouxe benefícios para a humanidade no que diz respeito a mobilidade e criação de novos ambientes de comunicação. Por outro lado, a invisibilidade, o anonimato, a velocidade e a possibilidade de propagação dos conteúdos online para grandes audiências, são algumas características do ciberespaço que o torna um lugar vulnerável. Quando refletimos sobre o uso dessa ferramenta pelos jovens nos dias atuais, temos visto um aumento dos casos de agressões virtuais, em que adolescentes são humilhados e ofendidos nas redes sociais e mais, expõem suas intimidades na internet, gerando consequências, muitas vezes irreversíveis. Sabemos que a agressão virtual, apesar de aparentemente ocorrer fora do ambiente escolar, reflete neste espaço, uma vez que a internet é também um local de convivência entre os atores escolares. Diante dessa realidade, fica evidente a necessidade de ampliar o papel formador da escola, reconhecendo os conflitos que podem ser vividos nesse espaço cibernético e a necessidade de discussão sobre tais questões, buscando estratégias educativas para formar nessa área. A partir de tal constatação, propomos uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, que teve como objetivo descrever e analisar programas educativos que visam a prevenção e redução da incidência do cyberbullying e da cyber agressão. A princípio utilizamos as bases de dados Scielo, Bvs, Eric, Apa Pshyc Net e Bireme, para buscar artigos científicos publicados em periódicos, no período de 2000 a 2015, contudo, usando o critério de selecionarmos somente os estudos empíricos que continham informações suficientes sobre os programas, foram encontrados um número reduzido de artigos. Ampliamos nossas buscas em livros, teses, dissertações e websites, totalizando 19 fontes, que foram utilizadas para descrever 5 programas educativos: Prires, Cybertrainig, Kiva, Conred e Beatbullying. Os programas foram descritos a partir das categorias: objetivo, referenciais teóricos, características, conteúdos, atividades e avaliação, e analisados à luz da perspectiva construtivista piagetiana, visando identificar se as práticas são favoráveis ao desenvolvimento da autorregulação moral dos alunos. Os resultados obtidos indicam que o programa Prires atendeu de forma geral aos nossos critérios de análise. Acreditamos na relevância da presente investigação, uma vez que apresentamos as características das diversas facetas da agressão virtual, bem como analisamos as intervenções educativas presentes na literatura para prevenir e reduzir a incidência destes problemas, trazendo implicações que podem embasar ações futuras nas escolas brasileiras
Abstract: Abstract: Internet has brung much benefits to humanity, if we talk about mobility and creation of new communication ways. On the other hand, invisibility, anonymous, speed and the possibilities of spread online content to huge audiences are some of the characteristics from the cyberspace which becomes it really vulnerable. When we think about the use of these tools by Young people in nowadays community, we have seen an increase of virtual violence, in which teenagers are humiliated and offended in Social Networks. Besides, they expose their intimacy on the Internet, causing, usually, irreversible consequences. We know virtual violence are reflected in this space, even it does not happen at school, because Internet are used also for the actors involved in the Scholar Environment. In front of that, it is obviously that we need to expand school¿s role as a guide in these scenes, recognizing the violence that could be generate in the cyberspace and how we need to discuss the subject with parents, looking for educative strategies to be prepared in the area. Since the discussion about the problems, we purpose a bibliographical research, as Art State, which had as main point to describe and analyze educational programs, which try to prevent and reduce cyberbullying and cyber aggression incidence. To begin, we would use data basis as Scielo Bvs, Eric, Apa Phyc Net and Bireme, to look for scientific articles published from 2000 to 2015, otherwise, selecting empiric studies, which contain enough information about the programs, we decided to stay with them, and we had not found enough studies only about what we wanted in the data basis. We also got about our researches in books, thesis, essays and websites. Finally, it is composed by 19 fonts, used to describe five educational programs: Prires, Cybertraining, Kiva, Conred and Beatbullying. The programs were described from categories: objectives, theoretical references, characteristics, contain, activities and tests, and analyzed in the point of view of moral psychology from Piaget, looking to identify if the practical are positive to students¿ development and moral self-regulation. The results indicate that the Prires program corresponding to our analysis criteria. We believe the importance of the present investigation, because we presented the characteristics from many faces of virtual aggression, also, we analyzed educational interventions presented in literature to prevent and decrease these kinds of problem, by bringing implications that could base future actions to Brazilian schools,\$aPsicologia Educacional,\$aMestra em Educação,\$a133336/2014-0,\$aCNPQ
Referência: BOZZA, Thais Cristina Leite. O uso da tecnologia nos tempos atuais: análise de programas de intervenção escolar na prevenção e redução da agressão virtual. 2016. 1 recurso online ( 261 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
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