O fórum online como prática colaborativa de construção de conhecimentos sobre morfologia da língua



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Lingua Materna

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Doutorado em Linguística

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Biondo, Fabiana Poças

Orientador: Inês Signorini


Assunto: Grupos de discussao pela internet,Praticas colaborativas de escrita,Conhecimento e aprendizagem,Letramento,Linguistica aplicada,Electronic discussion groups,Collaborative writing practices,Knowledge and learning,Literacy,Applied linguistics


Resumo: Resumo: A partir do campo aplicado dos estudos da língua(gem), esta tese de doutorado tem como objetivo analisar o processo colaborativo de construção de conhecimentos entre professora/aluno(s) e entre aluno(s)/aluno(s) nos fóruns online de um curso semipresencial de Morfologia da Língua Portuguesa, na Licenciatura em Letras de uma universidade pública situada na região centro-oeste. O corpus foi gerado por meio de uma pesquisa-ação (BURNS, 2010) e constitui-se especialmente por 538 postagens feitas pela professora e pelos alunos em quatro fóruns desse curso, nos anos de 2011 e de 2012. Por meio de uma perspectiva sociocultural de investigação baseada na lógica da prática (SANDBERG e TSOUKAS, 2011), a proposição desse objetivo visa à apreensão do fórum de discussões online, neste trabalho, para além de sua funcionalidade como ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como para além das características textuais/estilísticas de escrita nele manifestas, defendendo-o como uma prática colaborativa de construção de conhecimentos, no caso, conhecimentos sobre Morfologia da língua. Para isso, e no âmbito de uma abordagem inter/transdisciplinar, são articuladas contribuições teóricas sobre aprendizagem colaborativa (online) (VIGOTSKI, 2007[1984], 2008[1987], BRUNER et al.,1976, INGRAM e HATHORN, 2004, HARASIM, 2005, 2012, entre outros), sobre fórum de discussões online (OLIVEIRA, 2007, LALUEZA et al., 2010, MANTOVANI et al., 2010, CASSANY, 2012, entre outros) e sobre o campo teórico-epistemológico da prática (WENGER, 2001, RECKWITZ, 2002, NICOLINI, 2009, SANDBERG e TSOUKAS, 2011, entre outros). As análises evidenciam, sobretudo, dois modos diferentes de produzir escrita e gerar conhecimentos nos fóruns online: 1) a partir de práticas de escrita e ensino-aprendizagem individualizadas e tradicionalmente escolarizadas/acadêmicas, 2) a partir de práticas de interação e escrita em ambientes colaborativos da Internet. No cruzamento entre as práticas tradicionais à escola/academia e as práticas de interação na Internet ligadas à ideia de inovação, evidencia-se uma perspectiva fronteiriça entre novos/velhos letramentos (SIGNORINI, 2007, SIGNORINI, 2012) na situação de comunicação e de geração/negociação de significados focalizada, aventando a possibilidade de movimento, de mudança de práticas e de papéis sociointeracionais, de fortalecimento da construção colaborativa de conhecimentos em ambientes de formação de professores como a Licenciatura em Letras aqui focalizada


Abstract: 'Abstract: In the field of applied language studies, this doctoral thesis aims to analyze the collaborative process of knowledge construction between teacher/student(s) and between student(s)/student(s) in online forums of a blended learning course called Morphology of the Portuguese Language in an undergraduate course of Languages in a public government-run university in the central-western region of Brazil. The corpus was generated through an "action research" (BURNS, 2010) and is constituted, especially, by 538 posts made by the teacher and students in four forums of this course, between the years 2011 and 2012. Based on a sociocultural perspective of research investigation on the "logic of practice" (SANDBERG and TSOUKAS, 2011), the proposition of that goal focuses on the apprehension of the online discussion forum, going beyond its functionality as a teaching and learning tool as well as beyond the textual/stylistic characteristics of writing it manifests, defending this forum as a collaborative practice of knowledge construction, in this case, knowledge of the Portuguese language morphology. For this purpose, and as part of an inter/transdisciplinary approach, the following theoretical contributions are articulated on collaborative learning (online) (VIGOTSKI, 2007[1984], 2008[1987], BRUNER et al.,1976, INGRAM e HATHORN, 2004, HARASIM, 2005, 2012, among others) on online discussion forum (OLIVEIRA, 2007, LALUEZA et al, 2010, MANTOVANI et al, 2010, CASSANY, 2012 etc.) and on the theoretical and epistemological field of practice (WENGER, 2001, RECKWITZ, 2002, NICOLINI, 2009, SANDBERG and TSOUKAS, 2011, among others). Analyses reveal, above all, two different ways of producing writing and generating knowledge on online forums: 1) through teaching and learning individualized and traditionally schooled/academic writing practices, 2) through interaction and writing practices in collaborative online environments. A bordering perspective between the old/new literacies may be observed in the intersection between traditional schooled/academic practices and Internet practices related to the idea of innovation (SIGNORINI, 2007, SIGNORINI, 2012) in situations of communication and generation/negotiation focused on meanings, revealing the possibility of movement, changing practices and socio-interactional roles, and strengthening the collaborative construction of knowledge in teachers¿ training environments such as the Languages Undergraduate Course focused upon in this analysis,\$aLingua Materna,\$aDoutora em Linguística'


Referência: BIONDO, Fabiana Poças. O fórum online como prática colaborativa de construção de conhecimentos sobre morfologia da língua. 2015. 229 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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