Jogo e mediação social : um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem em alunos do ensino fundamental
Ano: 2002
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Bertoni, Cláudia
Orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Assunto: Jogos educativos,Ensino fundamental,Aprendizagem
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo verificar se crianças do Ensino Fundamental adquirem novos conhecimentos, desenvolvem novas habilidades e fazem uso de novas estratégias cognitivas, utilizando-se de jogos com regras explícitas, por mediação social, como recurso para resolver problemas, rastrear processos cognitivos e otimizar a aprendizagem. Fundamentada no postulado de Vygotsky de que é nas e pelas interações do sujeito com o meio físico e social que o conhecimento se constrói, a presente pesquisa teve como suporte, para coleta de dados, o instrumento utilizado por Ribeiro (2001) - o jogo das boas perguntas neste caso, seus procedimentos foram adaptados em função dos seus objetivos. Foram realizados quatro estudos de casos com meninos de nove anos de idade, estudantes da 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Inicialmente, as crianças exploraram o material, conheceram as regras do jogo e classificaram figuras de acordo com seu conhecimento, habilidades e estratégias prévios. Posteriormente, houve intervenções, no sentido de ajudar os participantes deste jogo a se apropriarem de suas regras e das estratégias do bom jogador, com troca de papéis: pesquisador/aluno, aluno/aluno, visando a otimizar as aprendizagens necessárias. Por último, verificou-se a extensão dos conhecimentos, habilidades e estratégias cognitivas adquiridos, durante o jogo, por meio das interações. Os resultados indicaram que a utilização do jogo, através de uma mediação que leva em consideração os níveis de desenvolvimento real, promove um desenvolvimento que amplia as possibilidades de aprendizagem e, também, provoca impacto positivo na auto-estima, propiciando aumento da possibilidade de sucesso em novas situações de jogo,
Abstract: This study had as an objective, to verify if Elementary and early High School children are able to acquire new knowledge, develop new abilities and use new cognitive strategies, using games with explicit rules,through social mediation, as a resource to solve problems, track down cognitive processes and optimise the learning. Established on Vygotskys postulate that it is in and by the interactions of the subject with the physical and social environment that knowledge is constructed, this study has had as a support, for the data collection, the instrument used by Ribeiro (2001) - the game of the good questions - in this case, its procedures had been adapted according to its objectives. Four case studies have been carried out, with nine-year-old boys, who are students on the third year of Elementary School at a public school. At first, the children had explored the material, were aware of the rules of the game and classified pictures according to their previous knowledge abilities and strategies. Later on, there were interventions, in the sense of helping the attendants of this game to take control of its rules and of the good players strategy, with an inversion of roles: research student, student, by means of optimising the necessary learning. Finally, the extension of knowledge, abilities and cognitive strategies acquired, during the game, has been verified through interactions. The results have indicated that the utilization of the game, through a mediation that takes into account the levels of real development, promotes a development that amplifies the learning possibilities and, also, has a positive impact on self-esteem, propitiating a higher possibility of success, in new games situations
Referência: Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002-11-30
Tags: