As tecnologias digitais da informação e comunicação no currículo da educação profissional técnica de nível médio
Ano: 2015
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Amaral, Maria Lucia Soares do
Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Assunto: Educacao profissional,Tecnologia digital da informacao e comunicacao,Politicas educacionais,Novas tecnologias na educacao,Curriculum,Professional education,Digital information and communication technology,Educational policies,New technologies in education
Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto da linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O estudo visa refletir sobre a articulação entre o papel das tecnologias digitais de informação e comunicação, as políticas públicas educacionais e a construção do currículo da educação profissional técnica de nível médio no Brasil. O objetivo central desta pesquisa é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais e identificar as referências de uso ou integração das tecnologias digitais da informação e comunicação para a elaboração do projeto pedagógico de curso dos cursos Técnicos Integrados em Informática. A metodologia teve abordagem qualitativa descritiva, e como método de pesquisa a analise documental e o estudo de caso. O referencial teórico tratou dos temas educação profissional, currículo, tecnologias digitais da informação e comunicação e foi baseado em Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Michael Apple, Henry Giroux, Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto, Fernando José de Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, dentre outros. Esta pesquisa analisa as referências sobre o uso ou integração das tecnologias digitais de informação e comunicação nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio subsidiam a construção dos projetos pedagógicos dos cursos Técnicos em Informática Integrados ao Ensino Médio e estão relacionadas ao uso das tecnologias como recurso didático-pedagógico, como conteúdo curricular e competência, como elemento transversal ao currículo, tecnologia como base do currículo integrada as dimensões curriculares cultura, ciência e trabalho, como transformação da ciência e meio para o conhecimento, uso de mídias como recurso pedagógico, linguagem e inserção à cultura digital,
Abstract: This research falls within the context of research new technologies in education, graduate program in education: curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. The study aims to deepen the knowledge about the relationship between the role of digital information and communication technologies, public educational policies and the construction of the professional technical education curriculum. The main objective of this research is to analyze the national general curriculum guidelines of basic education, national high school curriculum guidelines, National curriculum guidelines of associate degrees and identify the references of use or integration of digital information and communication technologies to the development of the pedagogical project of technical courses in computer science course integrated into the high school. The methodology has descriptive qualitative approach, and as a method of research the case study. The theoretical referential about professional education issues, curriculum, digital information and communication technologies and is based on Gaudencio Frigotto, Marise Ramos, Michael Apple, Henry Giroux, Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto, Fernando José de Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, among others. This research points to references about the use or integration of digital information and communication technologies in the national general curriculum guidelines of basic education, in national high school curriculum guidelines and national curriculum guidelines of associate degrees subsidize the construction of educational projects of technical courses in information technology integrated into the high school and are related to the use of didactic-pedagogic resource, such as curriculum content and competence, as a transversal element to the curriculum, technology as the basis for integrated curriculum curricular dimensions culture, science and technology as the transformation of science and knowledge, use of media such as educational resource, language and insertion to digital culture
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-08-28
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