Ambientes Virtuais de Aprendizagem Institucionais e não Institucionais : estudo de caso com professores de uma instituição de ensino superior salesiana



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Bento, Maria Cristina Marcelino

Orientador: Mattar Neto, João Augusto


Assunto: Ambiente Virtual de Aprendizagem,Ensino superior,Estudo de caso,Learning management system,Higher Education,Case Study


Resumo: Esta tese de doutorado explora o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na educação. É um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino superior salesiana localizada no interior do Estado de São Paulo. O estudo de caso delineiase em investigação qualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1994, YIN, 2015) compreendendo três etapas: exploratória, coleta e análise de dados. Seus objetivos são: descrever e analisar como um grupo de professores dessa instituição utiliza ambientes virtuais institucionais e não institucionais, identificar e justificar o uso de ambientes virtuais não institucionais, e verificar se há diferença no uso de ambientes institucionais e não institucionais. Moodle e Facebook são os ambientes virtuais utilizados pelos professores na instituição. O estudo observou que o uso de forma ponderada se dá em ambos os ambientes, seja pelo processo de compreensão eou aprendizagem das ferramentas de cada ambiente, pela adequação ao perfil dos alunos ou pela necessidade de compreender a própria atuação no ciberespaço. A análise conclui que há necessidade da mudança da prática pedagógica para o docente que utiliza AVA como extensão da sala de aula, o que afeta o perfil docente,


Abstract: This doctoral thesis explores the use of Virtual Learning Environments (VLE) in education. It is a case study in a Salesian institution of higher education located in the state of São Paulo (Brazil). The case study outlines in qualitative research (BOGDAN, BIKLEN, 1994, YIN, 2015) comprising three stages: exploration, data collection and analysis. Its objectives are to describe and analyze how a group of teachers of this institution uses institutional and non-institutional virtual environments, identify and justify the use of non-institutional virtual environments and observe the differences in the use of institutional and non-institutional environments. Moodle and Facebook are the virtual environments used by teachers in the institution. The study noted that the use of weighted form occurs in both environments, as the process of understanding andor learning environment of each tool, the adequacy to the profile of the students, or the need to understand their own role in cyberspace. The analysis concludes that there is need for change of the pedagogical practice for teachers using AVA as an extension of the classroom, which affects the teaching profile


Referência: Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-03-14

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