Processos de modelação presentes no ensino de matemática em contexto de sala de aula com uso de TIC
Ano: 2017
Tipo: Tese
Agência fin.: CNPq
Grau: Doutorado
Disciplina: Psicologia Educacional
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Doutorado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Basqueira, Ana Paula
Orientador: Roberta Gurgel Azzi
Assunto: Tecnologia educacional,Aprendizagem social,Formacao de professores,Processo de ensino e aprendizagem,Educational technology,Social cognitive theory,Social learning,Teacher training,Teaching and learning process
Resumo: Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar as práticas docentes no contexto de uso de TIC no ensino de Matemática, a partir da Teoria da Aprendizagem Social ¿ uma teoria integrada à Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Participaram do estudo dois professores de Matemática do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual localizada na cidade de Sumaré ¿ SP, que realizaram um curso de formação no portal HypatiaMat e o utilizaram nas aulas para ministrar os conteúdos referentes a Quadriláteros, fazendo uso de tablets e lousa digital. As aulas foram registradas em vídeo e em diário de campo. Ao final da pesquisa realizou-se também uma entrevista em grupo com os alunos. Os dados foram analisados considerando-se as observações registradas em diário, e, no caso dos vídeos, as cenas selecionadas foram analisadas a partir das ações docentes envolvidas e dos efeitos da modelação presentes. Foram identificadas três categorias referentes à ação docente: orientação ao aluno, explicação teórica e manejo de sala. Já as categorias correspondentes aos processos de modelação abarcaram os efeitos da modelação: aprendizagem observacional, inibição da resposta, desinibição da resposta e facilitação da resposta. As categorizações realizadas foram submetidas à análise de juízes e os resultados apresentados considerando os índices de concordância. Os resultados indicaram que, dos 45 exemplos selecionados, mais da metade correspondeu à ação docente de orientação ao aluno, seguida pelas explicações teóricas e o manejo de sala. Considerando-se os efeitos da modelação, verificou-se o efeito da aprendizagem observacional na maioria dos casos, seguido pelo efeito de facilitação da resposta, efeito inibitório e, por último, o efeito desinibitório. A análise dos efeitos da modelação presente nas ações docentes indicou que 60% dos exemplos de orientação ao aluno apresentaram o efeito da aprendizagem observacional, na explicação teórica o efeito da modelação com maior número de ocorrências foi a facilitação da resposta, com 69,13% dos exemplos. No que diz respeito à ação docente de manejo de sala, o efeito de inibição da resposta correspondeu a 62,5% dos exemplos identificados na categoria. As observações presentes em diário de campo indicaram dificuldades operacionais e pedagógicas relacionadas ao uso de TIC no ensino, apontando que o curso de formação para o uso do portal não foi suficiente para garantir o domínio em sua execução e assegurar o manejo das questões cotidianas em sala de aula. Os alunos destacaram os problemas técnicos enfrentados e a postura adotada por eles diante dessa situação, mas ressaltaram que o uso da tecnologia foi positivo e deveria ter ocorrido por um período de tempo maior. Faz-se necessário rever a proposta de formação para uso do HypatiaMat, bem como desenvolver materiais de apoio ao professor que considerem a modelação no ensino e que possibilitem a realização de planejamento de ensino contemplando o uso de tecnologia. Pesquisas futuras são necessárias para que se discutam os efeitos da modelação e sua importância no planejamento de ensino e no processo de aprendizagem do aluno
Abstract: Abstract: This study had as objective to describe and analyze the teaching practices in the ICT classroom context for teaching Mathematics within the Social Learning Theory - an integrated theory of Albert Bandura¿s Social Cognitive Theory. Two Middle School Math teachers from a public school in the city of Sumaré - SP participated in this study. They had previously taken a training course on the HypatiaMat site and had used it to teach the content related to Quadrilaterals using tablets and an interactive white board. The lessons were video recorded and registered in a field diary. At the end of the research, there was also a group interview with the students. Data were analyzed considering the notes in the field diary and scenes from the videos. The selected scenes from the videos were the ones with the specific teaching actions involved and the present modeling effects. There were three categories referring to the teaching action: student orientation, theoretical explanation and classroom management. The categories related to the modeling processes involved the effects of modeling: observational learning, response inhibition, response disinhibition and response facilitation. The categories were submitted to the analysis of judges and the results were presented considering the index of agreement. The results show that more than half out of the 45 examples corresponded to student orientation, followed by theoretical explanation and classroom management. Considering the effects of modeling, the effect of observational learning was observed in most of the cases, followed by response facilitation, then response inhibition, and finally response disinhibition. The analysis of the modeling effects present in the teaching actions pointed that 60% of the examples of student orientation showed the effect of observational learning, in the theoretical explanation the modeling effect, the highest number of occurrences was response facilitation with 69,13% of the examples. Regarding teaching action as to classroom management, the effect of response inhibition corresponded to 62,5% of the examples identified in this category. The observations present in the field diary indicated operational and pedagogical difficulties related to the use of ICT for teaching, showing that the training course for the use of the site was not enough to guarantee its domain and to ensure the management of the classroom daily issues. The students pointed out the technical problems they faced and their reactions to them. However, they emphasized that the use of technology was positive and they should have used it for a longer period of time. It is necessary to re-elaborate the proposal for the training program for HypatiaMat. Besides, to develop supporting materials for the teacher which consider modeling in teaching, and class planning with teaching with technologies. Further research is necessary in order to discuss the effects of modeling and its importance for the teaching planning and the student¿s learning process,\$aPsicologia Educacional,\$aDoutora em Educação,\$a141673/2014-1,\$aCNPQ
Referência: BASQUEIRA, Ana Paula. Processos de modelação presentes no ensino de matemática em contexto de sala de aula com uso de TIC. 2017. 1 recurso online (148 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
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