Ensino-aprendizagem em ambientes virtuais : a prática e a formação docente em curso de ciências contábeis
Ano: 2009
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Basante, José Geraldo
Orientador: Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de
Assunto: Formacao docente,Pratica pedagogica,Interacao,Processo de ensino-aprendizagem,Tecnologia,Ensino a distancia,Professores -- Formacao profissional,Pratica de ensino,Distance education,Teacher formation,Pedagogical practice,Interaction,Teaching-learning process,Technology
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar e analisar a prática pedagógica de professores em curso superior que utilizam a modalidade dos 20% a distância, aplicada em seu desenho curricular e investigar as atividades docentes no processo de ensinoaprendizagem. Com o advento da educação a distância, em especial no ensino superior, deliberado pela Portaria 4059 de dezembro de 2004, que regulamenta esta possibilidade, destaca-se o trabalho dos docentes, justificando-se a sua especificidade na utilização de ferramentas de comunicação, síncronas e assíncronas, no processo de ensino aprendizagem. Os cursos de formação de professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem estruturados na modalidade a distância ou semi-presencial, precisam, desta forma, enfatizar o desenvolvimento de competências na utilização dos novos recursos tecnológicos disponibilizados pelas instituições de ensino, que promovam a interação professoraluno, aluno-aluno e aluno-aprendizagem. Na construção desta nova modalidade de ensino-aprendizagem, destaca-se a necessidade de uma formação continuada e aprimoramento da ação docente, valendo-se de suas práticas e das tecnologias disponíveis em seu espaço de trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória participante realizada com o corpo docente da instituição de ensino superior pesquisada, do qual fazia parte, na função de docente e coordenador de cursos. Em um processo de formação, que inclui o uso de novas tecnologias e a prática docente, necessitamos, no meio educacional, de uma transformação desta prática e a sensibilização da maioria de nossos alunos para a irreversibilidade deste processo. Mais do que isso, dar competências a ambos para que os mesmos sejam mais seletivos neste processo de construção. A análise dos resultados aponta para a relevância deste estudo para a área de ensino-aprendizagem e formação de professores, atuando em diferentes ambientes de aprendizagem, em sintonia com o avanço e o desenvolvimento da educação a distância,
Abstract: This research aims at investigating and analysing the teachers´pedagogical practice in undergraduate courses, the ones that make use of the modality of 20% of distance education activities in the curricular design, investigating also the teaching activities in the teaching-learning process. Due to the recent development of distance education, mainly in higher education, deliberated by Portaria 4059, in December 2004, which regulates this possibility, the work of teachers is emphasized, pointing out to the necessity of getting prepared to use the sincronous and assincronous tools in the teaching-learning process. The teacher formation courses for the ones who will be working in virtual learning environments, distance and semi-distance courses, should thus emphasize the development of competences to use the new technological resources, available in the educational institutions, which promote the interaction between teacher-student, student-student and student-learning. To build up this new teaching-learning modality, there is the necessity of a continuous formation and improvement of teaching practice, taking into consideration the pedagogical and technological aspects which are available in the working environment. This is an exploratory participant research carried out with the teaching staff in a high education institution, in which I worked as a teacher and a course coordinator. In a formation process which includes new technologies and teaching practice, we need to transform this practice and to make the majority of the students aware of the irreversibility of this process. More than this, we need to furnish them both competences so that they will be more selective in this building process. The analysis of the results points out to the relevance of this study to the teachinglearning process and the education of teachers, mainly the ones who work in different learning environments, according to the advance and development of distance education
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-06-29
Tags: