A construção de instrumentos matemáticos didáticos com tecnologia digital :
Ano: 2015
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Barros Neto, Antônio José de
Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de
Assunto: Educacao Matematica,Teoria das Situacoes Didaticas,Tecnologias Digitais,Ensino de programacao,Mathematics education,Theory of Didactic Situations,Digital technologies,Programming Education
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar se a construção de Instrumentos Matemáticos Didáticos com tecnologia digital incorporada, em conjunto com uma estratégia baseada na criação de situações didáticas, poderia empoderar o futuro professor de matemática para além da condição de usuário. Tal estudo se justifica, pois o uso de tecnologias, desde as mais tradicionais e, recentemente, as digitais, no ensino e aprendizagem de Matemática tem sido uma preocupação constante na área da Educação Matemática desde a criação da International Commission on Mathematical Instruction (ICMI) em 1908. Desde então, o uso de computadores na educação matemática foi o único tema a ser foco de 2 (dois) Estudos ICMI: um em 1985 e outro em 2006. Além disso, pesquisadores notaram uma mudança no foco das contribuições para os grupos de trabalho e palestras nas mais recentes edições do International Congress on Mathematical Education (ICME) com relação às tecnologias digitais: antes, o foco era no impacto da tecnologia no currículo e no aprendizado do aluno, e mais recentemente passou a ser na preparação do professor. Acredita-se que na formação inicial do professor de matemática, com o tempo e a organizacão didática adequados, os novos micromundos programáveis, como o Scratch, juntamente com suas interfaces robóticas, podem ser utilizados na construção de Instrumentos Matemáticos Didáticos com tecnologia digital incorporada como estratégia didática para empoderar os futuros professores em relação a programação de computadores com fins didáticos no âmbito do ensino de Matemática. Para realizar esta investigação, atividades de ensino foram elaboradas e aplicadas por meio das quais os sujeitos, alunos de duas turmas do 2o ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em grupo e, em momentos de avaliação, individualmente, tinham que usar o Scratch e as interfaces mencionadas para adquirir fluência, pensar em conjunto e com a tecnologia, elaborar e desenvolver temas e estratégias didáticas, em um percurso investigativo, mediado pelas tecnologias, em movimentos de ação, formulação e validação característicos da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Os resultados apontaram que os grupos de alunos envolvidos nas atividades conseguiram realizar as implementações necessárias, demonstrando engajamento pessoal, senso de propriedade, criatividade e fluência na tecnologia utilizada,
Abstract: This study aimed to investigate whether the construction of Didactic Mathematical Instruments with digital technology incorporated, together with a strategy based on creating didactic situations, could empower the future teachers of mathematics beyond the user condition. This study is justified because the use of technologies, from the most traditional and recently, digital, to teach and learn of Mathematics has been a constant concern in mathematics education since the creation of the International Commission on Mathematical Instruction (ICMI) in 1908. Since then, the use of computers in mathematics education was the only issue to be focus of two ICMI studies: one in 1985 and another in 2006. In addition, researchers noted a change in focus of contributions to groups work and lectures in the latest edition of the International Congress on Mathematical Education (ICME) in relation to digital technologies: first, the focus was on the impact of technology in the curriculum and student learning, and more recently has become in the teacher preparation . It is believed that during undergrad studies, with time and the appropriate didactic organization, the new programmable microworlds, like Scratch, along with their robotic interfaces can be used in the construction of Didactic Mathematical Instruments with digital technology incorporated as teaching strategy to empower future teachers regarding computer programming with educational purposes in the teaching of Mathematics. To conduct this research, teaching activities were designed and implemented by which the subjects, students of two classes of the second year of the Licenciatura em Matemática from the State University of Pará (UEPA) in group, and time points individually they had to use Scratch and interfaces mentioned to acquire fluency, thinking together and with the technology, design and develop themes and teaching strategies in an investigative route, mediated by technology in movements of action, formulation and validation characteristic of the Theory of Didactic Situations (TDS). The results showed that groups of students involved in the activities have achieved the necessary implementations, showing personal commitment, sense of ownership, creativity and fluency in technology used
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-04-29
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