Teia da vida : processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Barreto, Gilson Oliveira

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de


Assunto: Pensamento complexo,Tecnologias educacionais digitais,Acao,Web curriculo,Indicadores de complexidade,Ato tecnico,Thinking complex,Educational technologies,Action,Web curriculum,Indicators of complexity,Technical act


Resumo: numa perspectiva da complexidade para a criação de web currículos, é realizada no universo do projeto Teia da Vida - desenvolvido na Universidade Federal de Goiás pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, que se dedicou entre os anos de 2007 a 2010, à produção de conteúdos digitais na área de biologia para o Ensino Médio. O recorte feito para este estudo abrange as etapas que ocorreram durante os processos de produção constituídos por momentos de reflexões sobre a ação, oficinas, experimentos, produção de ideias e produtos que envolveram estudantes do Ensino Médio. O objetivo da investigação é, portanto, realizar uma análise documental dos processos e produtos, buscando identificar a aproximação com o pensamento complexo. Para isto são elaborados quarenta e um (41) indicadores de inteligibilidade da complexidade com base nos princípios de complexidade formulados por Edgar Morin, os quais formam a base de sustentação para a análise de informações e dados originados dos relatos e produtos elaborados pelos estudantes. Dos quarenta e um (41) indicadores elaborados, a partir da análise sobressaem vinte e três (23) e da meta análise que realizo emergem mais dois (2). Ao final, explicito limites e possibilidades de processos e produções de tecnologias educacionais na perspectiva do pensamento complexo e ação com vistas à criação de web currículos,


Abstract: perspective of the complexity for creating web curricula is carried out from the project Teia da Vida - developed at the Universidade Federal de Goiás by Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, which was dedicated between the years 2007-2010 to the production of digital content in biology for high school. The focus of this study covers the steps occurred during the production processes constituted by moments of reflections about the action, workshops, experiments, ideas production and products that involved high school students. The research goal is therefore to conduct a document analysis of processes and products, trying to identify an approach to the complex thinking. For this are made forty-one (41) intelligibility indicators of complexity based on the principles of complexity formulated by Edgar Morin, which form the basis for information and data analysis originated from interviews and products made by students. Of the forty-one (41) produced indicators, from the analysis were selected twenty-two (22) and from the metaanalysis made emerge two more (2). Finally, I show limits and possibilities of educational technology processes and productions from the perspective of activity and complex thinking pointing to creation of web curricula


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-09-15

Tags: