Comunidade de aprendizagem em curso on-line : um estudo de processo de formação
Ano: 2006
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Barbosa, Aurea Elaine Tozo
Orientador: Collins, Heloisa
Assunto: Comunidade de aprendizagem,Aprendizagem na web,Ensino a distancia,Ensino auxiliadopor computador,Tecnologia educacional,Trabalho de grupo na educacao,Learning community,Online learning
Resumo: A fim de compreender como se constitui o evento comunidade em um ambiente de comunicação mediado por computador (CMC), esta pesquisa investigou o processo de formação de uma comunidade de aprendizagem em um curso on-line e as contribuições do professor e dos alunos nesse processo. O referencial teórico que fundamenta o presente estudo se apóia no pressuposto sócio-interacionista de Vygotsky (1933/1987), uma vez que fatores sociais, culturais e históricos são importantes para o desenvolvimento educacional, e, no plano analítico, apoiá-se em pressupostos teóricos de autores que se preocupam com questões de interação e colaboração. Houve, ainda, uma preocupação com os aspectos lingüísticos que envolvem a interação entre professor e aluno, analisados com base na gramática sistêmico-funcional. O corpus utilizado para o estudo foram as mensagens postadas em três fóruns de discussão do curso Elaboração de Projeto de Pesquisa turma de 2005 pelos participantes e pelo professor. Três objetivos principais nortearam a análise desse corpus: o primeiro foi verificar de que forma as ações do professor colaboram para a formação de uma comunidade de aprendizagem, o segundo, verificar de que maneira a interação entre os alunos e entre professor e alunos colaboram para a formação de uma comunidade de aprendizagem, objetivo este que conduz para o terceiro, que foi verificar como um grupo de estudos evolui para uma comunidade de aprendizagem on-line. Como resultado da pesquisa, observou-se que a professora atuava como mediadora nas discussões, fazendo com que os alunos buscassem as informações e, em conjunto, construíssem seu próprio conhecimento. Ademais, seu papel foi fundamental para que os laços sociais fossem estabelecidos, imprescindíveis na consolidação e manutenção da comunidade de aprendizagem. Observou-se ainda que práticas colaborativas entre os alunos no ambiente do fórum, incentivadas pelo professor ou por outra pessoa que exerça a presença de ensino, fazem com que os participantes interajam mais efetivamente entre si com vistas à aprendizagem, objetivo principal de toda experiência educacional,
Abstract: In order to understand how the event of community in a computer-mediated communication environment (CMC) is constituted, this research investigated the process of formation of a learning community in an online course and the contribution teachers and students bring to this process. The theoretical reference on which the present study is founded relies upon Vygotsky s socio-interactionist presupposition (1933/1987), since social, cultural and historical factors are important for educational development and, at an analytical level, on theoretical presuppositions from authors who are concerned about interaction and collaboration issues. Moreover, there was great concern for the linguistic aspects that involve the teacher-student interaction, which were enabled by a systemic-functional grammar. The corpus used for the research was comprised by the messages posted in three discussion forums of the 2005 class of the Elaboração de Projeto de Pesquisa course by the participants and the professor. Three main objectives led towards the corpus analysis: first, verifying the way in which the teacher s actions helped in the formation of a learning community, second, verifying the way in which the student-teacher interaction helps in the formation of a learning community, which directed towards the third objective which is verifying how a study group evolves into an online learning community. As a result of the research, it was noted that the teacher worked as a mediator in the discussions, making the students search for information and, together, build their own knowledge. In addition to this, it was of fundamental importance for the social bonds that are crucial for the consolidation and maintenance of a learning community. It was observed that collaborative practices between students in the forum environment, enabled by the teacher or any other person exerting the teaching presence makes participants interact more effectively among themselves with a view to learning, which is what every educational experience is aimed at
Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-09-15
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