Desenvolvimento de uma metodologia para uso do Scratch for Arduino no ensino médio
Ano: 2016
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Educação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Baião, Emerson Rodrigo
Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
Assunto: Aula,Tecnologia educacional,Metodo de ensino,Construcionismo,Class,Educational technology,Teaching method,Construcionism
Resumo: Resumo: A rápida evolução da tecnologia trouxe à sociedade moderna impactos na sua forma de viver, principalmente na de interagir e, de certa forma, em alguns casos, a tecnologia chega a ser indispensável em quase todas as áreas do conhecimento e, com a educação, não é diferente. Desta forma, o presente trabalho busca apresentar uma proposta para a incorporação de tecnologia em sala de aula, onde o recorte foca na disciplina de Física do 3º ano do Ensino Médio para apresentar uma proposta onde a mudança não fique somente no meio, mas, sim meio e método de ensino. A pesquisa apresenta uma proposta de método para o uso do Scratch for Arduino para aulas experimentais de Física do 3º ano do Ensino Médio através do método construcionista de Seymour Papert. O objetivo específico deste estudo foi buscar uma proposta de método que possibilitasse a interação da linguagem de programação Scracth for Arduino e suas shields para trabalhar de forma prática o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades da disciplina de Física do 3º ano do Ensino Médio. A abordagem metodológica consistiu nas contribuições teóricas identificadas na literatura através de obras científicas e sites oficiais sobre o tema, utilizando-se da pesquisa de revisão narrativa de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados alcançados apontam que o Scratch for Arduino e suas Shields têm características necessárias para a incorporação de instrumentos tecnológicos modernos em sala de aula como facilidade de uso, baixo custo e por focar no desenvolvimento de competências como criatividade, criticidade, pensamento sistêmico e trabalho em equipe. Entretanto, foi possível compreender que a incorporação de tal tecnologia em sala de aula, sem a devida mudança de método de ensino, pode causar somente a mudança de meio ou ser uma replicação sistêmica do método tradicional de ensino desperdiçando assim as potencialidades que a ferramenta oferece. Nesta visão, o professor que era o centro do conhecimento passa para professor mediador, proporcionando possibilidades de aprendizagem e não somente de ensino, onde então o método construcionista de Seymour Papert se coloca como proposta desta pesquisa
Abstract: Abstract: The rapid evolution of technology has brought modern society impacts on their way of life, mainly to interact and somehow in some cases the technology gets to be indispensable in almost all areas of knowledge and education is no different. Thus, the present study aims to present a proposal for the incorporation of technology in the classroom, where clipping focuses on the discipline of Physics of the 3rd year of high school to present a proposal where change not only stay in the middle, but rather through and teaching method. The research aims to propose a method for using the Scratch for Arduino for experimental classes of Physical 3rd year of high school through the constructionist method of Seymour Papert. The specific objective of this study was to seek a proposal for a method that would allow the interaction of scracth programming language for Arduino and their shields to work in a practical way the development of knowledge and skills of the discipline of Physics of the 3rd year of high school. The methodological approach is the theoretical contributions identified in the literature was used to research is the narrative review of qualitative and quantitative nature through scientific works and official websites on the topic. The show achieved results Scratch for Arduino and its Shields, has characteristics required for the incorporation of modern technological tools in the classroom as ease of use, low cost and focus on developing skills such as creativity, critical, systemic thinking and work staff however, it was possible to understand that the incorporation of such technology in the classroom without proper change of teaching method can only cause the change of medium or systemic replication of the traditional method of teaching thus wasting the potential that the tool offers this change happens mainly in the center teachers view of knowledge to facilitator providing learning opportunities and not only teaching, which then constructionist method of Seymour Papert stands as a proposal of this research,\$aEducação
Referência: BAIÃO, Emerson Rodrigo. Desenvolvimento de uma metodologia para uso do Scratch for Arduino no ensino médio. 2016. 1 recurso online ( 101 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
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