Gestão do conhecimento em empresas de software - Um estudo de casos.



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Ayres, Rosane Maria Soligo de Mello

Orientador: Oliveira Junior, Moacir de Miranda


Assunto: knowledge management,organizational knowledge,learning,strategic asset,Gestao do conhecimento,Conhecimento empresarial,conhecimento organizacional,aprendizado,ativo estrategico


Resumo: A atividade de produção de software é considerada intensiva em conhecimento, por isso tanto pesquisadores quanto gestores começaram a voltar suas atenções para a gestão do conhecimento em empresas produtoras de software como meio de melhorar o processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Isto envolve tanto a institucionalização de processos de conhecimento, quanto o estabelecimento de estratégia para sua gestão, de modo a melhorar tanto a capacidade de aprendizagem da empresa quanto sua habilidade para combinar capacidades organizacionais baseadas em conhecimento. Este trabalho de pesquisa identifica as atividades que envolvem os processos de aquisição, manutenção, disseminação e armazenamento de conhecimento em empresas de software e aponta os principais fatores que podem influenciar o sucesso de uma estratégia para sua gestão. Toma-se como ponto de partida duas estratégias propostas ´por Hansen, Nohria e Tierney (1999) : uma delas baseada no uso de base de dados computadorizada, denominada estratégia de codificação, e a outra baseada no uso de redes de contato pessoal, denominada estratégia de personalização. Foram realizadas entrevistas com três empresas de desenvolvimento de software e os resultados dos estudos de casos apontam, dentre outras, algumas contribuições: uma estrutura para gestão do conhecimento e os principais fatores individuais e organizacionais que podem influenciar a preferência por uma estratégia de gestão do conhecimento pelos profissionais de software.,


Abstract: The activities of producing software are considered knowledge-intensive, therefore, not only researchers but also managers have begun focusing their attention on the management of knowledge in software producing companies as a means of bettering the process of developing products and services. This involves both institucionalization of knowledge processes and the establishment of management strategies to improve the learning capacity of the firm and its ability to combine its organizational capabilities based on knowledge. This research work identify the activities that involve the acquisition, maintenance, dissemination and storage processes of knowledge in software companies and points out the principal factors that can influence the success of knowledge management strategies. Specially two strategies proposed by Hansen, Nohria e Tierney (1999) are considered: one based on computerized database, stated codification strategy, and other based on personal networking, stated personalization strategy. Three software development companies were interviewed and the outcomes of the cases studies point, among others, to some main contributions: the framework for knowledge management and main individual and organizational factors that influence the knowledge management strategy.


Referência: Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-05-11

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