Aprendizagem de função afim : uma intervenção de ensino com auxílio do software Graphmatica
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Augusto, Claudio Ricardo
Orientador: Magina, Sandra Maria Pinto
Assunto: Funcao afim,Graficos de funcoes,Software Graphmatica,Funcoes (Matematica),Matematica (Ensino medio) -- Ensino com auxilio de computador,Graphmatica (programa de computador),Functions,Reading and interpretation of graphs of functions,Graphmatica software,High school
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a possibilidade da apropriação de conceitos relativos à função afim por alunos de 3º ano de Ensino Médio, a partir de uma Intervenção de Ensino subsidiada por ferramentas tecnológicas. Com esse objetivo em mente, o estudo se propôs responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições para a aprendizagem de conceitos relativos à função afim, que uma Intervenção de Ensino com uso do software Graphmatica pode trazer? Para tanto, realizamos um estudo quase-experimental com alunos de duas salas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Cotia SP, que compuseram os grupos do estudo: o grupo experimental - GE e o grupo controle GC. A pesquisa foi realizada dentro de três fases: Pré-teste, Intervenção de Ensino e Pós-teste. As idéias teóricas que sustentaram esse estudo vieram da Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1996), da Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1996) e ainda da visão da utilização de tecnologias a luz da Etnomatemática (D´AMBROSIO, 1998). O GE participou das três fases do estudo, enquanto que o GC participou apenas da fase relativa aos instrumentos diagnósticos (pré e pós-testes), mas não participou da Intervenção de Ensino. Os dados coletados nessa pesquisa foram analisados tanto do ponto de vista quantitativo (relativo aos instrumentos diagnósticos), como qualitativo. (relativo à Intervenção de Ensino). Como era previsto, o GE apresentou melhores resultados no pós-teste do que o GC. Os dados indicaram, ainda, que o uso de um ambiente gráfico, que possibilitou ensaios dinâmicos, bem como a interação propiciada pelo uso do software graphmatica, são contextos frutíferos para aprendizagem. Eles facilitam a construção de novos conceitos e a comparações com o que já havia sido apreendido anteriormente, ampliando, assim, o Campo Conceitual constituído pela intersecção entre a leitura, e interpretação de gráficos e expressões da função afim,
Abstract: The objective of this study was to investigate the possibility of the appropriation of the concept of first degree functions to students of 3 rd grader of high school, from an intervention of education subsidized by technological tools. With this objective in mind, the study intends to answer the following question of research: What are the contributions to the education of relative concepts of first degree function that an intervention made with the use of the software graphmatica can bring? In order to do so, we carried out an almost-experimental study with students of two classes of 3 rd grader in a public high school in Cotia - SP, which had composed the groups of the study: the experimental group - GE - and the control group - GC. The research was carried out within three phases: Pre-testing, Intervention of Education and After-testing. The theoretical ideas that supported this study came from the Theory of Didactic Situations (BROUSSEAU, 1996), the Theory of the Conceptual Fields (VERGNAUD, 1998) and also the vision of the use of technologies in the light of the Etnomatematica (D AMBROSIO, 1998). GE participated in the three phases of the study, whereas the relative GC participated only in the phase of the diagnostic instruments (pre-tests and after-tests), but did not participate in the Intervention of Education. The data that were collected in this research were analyzed from a quantitative as well from a qualitative perspective (relative to the diagnostic instruments), as of the qualitative one (relative to the intervention of education). As it had been foreseen, the GE presented better results in the after-test than the GC. The data also indicated that the use of a graphical environment, which made dynamic essays, as well as the interaction provided by the use of graphmatica software, are fruitful contexts for learning. They facilitate the construction of new concepts and the comparisons with what had already been apprehended previously, therefore extending the Conceptual Field which consisted of the intersection between the reading and interpretation of graphs and expressions of the first degree function
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-06-25
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