A produção coletiva em fórum na EaD online na perspectiva da teoria da atividade
Ano: 2006
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Araujo, Irecê Piazentini Nabuco de
Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Assunto: EaD online,Teoria da Atividade,Sistema da Atividade Educacional,Contradicoes e Ciclo Expansivo,Tecnologia educacional,Ensino a distancia,EaD online,Activity Theory,Educational Activity System,Contradictions and Expanding Cycle
Resumo: A presente pesquisa investiga como se constitui a produção coletiva de texto em fórum de discussão em ambiente digital. Procura descrever como ocorreu a atividade educacional, da perspectiva dos participantes do fórum, como se estabeleceram as regras e a divisão de trabalho entre os membros desta comunidade online para a realização da produção coletiva, quais as contradições ocorridas e as saídas encontradas que permitiram a expansão da atividade em foco. O campo de pesquisa foi o fórum Design Educacional, inserido na disciplina Formação de Professores em Ambientes Digitais , realizada no segundo semestre de 2003, no programa de Educação: Currículo da PUCSP. Os dados foram coletados por meio de registros eletrônicos do ambiente digital e de questionário enviado por email para os alunos participantes desse fórum. Para fundamentar a análise foi utilizada, como referencial teórico e metodológico, a Teoria da Atividade. Do conceito de mediação em Vygotsky (1984, 1987) à teoria da atividade em Leontiev (2004) e Engeström (1999, 2002), foi possível descrever os componentes do sistema de atividade e as relações estabelecidas entre eles e evidenciar os fatores que contribuíram para o desenvolvimento do sistema analisado. Por fim, a atividade de produção coletiva indicou que há de se levar em conta a participação dos alunos, a mediação do professor e a relação deles com o ambiente, com os componentes do sistema de atividade que se interrelacionam, recíproca e mutuamente, e que a superação de contradições ocorridas provocou a construção do conhecimento,
Abstract: This research investigates how group writing production is set in a digital discussion forum. It tries to describe how the educational activity took place, in the view of the forum members, how the rules were established, how the tasks were given out among the members of this online community for the accomplishment of the production and also which contradictions came up and which solutions enabled the expansion of the focused activity. The field for research was the Educational Design Forum, studied in the Teacher Training in Digital Environment discipline, covered on the 2 nd term in 2003 at the Education Program of the PUCSP College. The information was collected from the electronic records in the digital environment and from a questionnaire sent by email to the students taking part in this forum. The Activity Theory was used as theoretical and methodological reference to support the analysis. From the mediation concept in Vygotsky (1984, 1987) to the Activity Theory in Leontiev (2004) and Engeström (1999, 2002) it was possible to describe the elements in the activity system and the relations between them as well as to highlight the factors that contributed for the development of this system. Finally, the activity in group production demonstrated that the students participation and the teacher s mediation have to be reckoned likewise their relation with the environment in which they are, with the activity system elements that relate with each other, reciprocally and mutually, and that overcoming the contradictions promoted the building of knowledge
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-10-27
Tags: