Desenvolvimento de material didático no contexto educacional : exemplos na disciplina de física para o ensino médio
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Educação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Arantes, Giordano Muneiro
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Assunto: Linguagem de programacao logica,Tecnologia educacional,Construcionismo,Movimento maker,Fisica - Estudo e ensino,Programming logic,Educational Technologies,Crontructionism,Maker Culture,Teaching Physics
Resumo: Resumo: Com os desafios existentes para agregar a tecnologia dentro da sala de aula nas atividades escolares, este estudo qualitativo teórico-prático consiste na criação de um material didático composto pela elaboração de um aplicativo para celular que possibilita programar a plataforma do arduino sem o uso de linguagens de programação, utilizando apenas a lógica de programação para realizar os comandos programáveis, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) sobre a utilização de recursos tecnológicos como possíveis instrumentos de ensino-aprendizagem e para aulas experimentais, assim como para o desenvolvimento de competências e habilidades, também aplicadas às atividades relacionadas à disciplina de Física para alunos do Ensino Médio. O foco desta pesquisa está na apresentação do aplicativo com a comunicação do arduino e das instruções para utilização do protótipo, como exemplo por meio prático de duas atividades teóricas da Física do Ensino Médio, conforme sugestão da cultura maker, contribuindo assim para que alunos possam criar seus próprios projetos por meio da metodologia construcionista de Seymour Papert (2008)
Abstract: Abstract: With the challenges that exist to add technology within the classroom to school activities, this qualitative theoretical-practical study consists in the creation of a didactic material composed by the elaboration of a mobile application that makes it possible to program the arduino platform without the use of programming languages, using only the programming logic to realize the programmable commands, following the guidelines of the National Curricular Common Base (BNCC, 2017) in the use of technological resources as possible teaching-learning instruments and for experimental classes, as well as for the development of abilities, also applied to the activities related to the discipline of Physics for high school students. This reasearch is focused on the presentation of the application with the communication of arduino and the instructions for using the prototype, as a practical example of two theoretical activities of High School Physics, as suggested by the culture maker, thus helping students to create their own projects through the constructionist methodology of Seymour Papert (2008)
Referência: ARANTES, Giordano Muneiro. Desenvolvimento de material didático no contexto educacional: exemplos na disciplina de física para o ensino médio. 2019. 1 recurso online (135 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Tags: