Alfabetização semiótica na cultura : a construção das escritas contemporênea.



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Andrade, Maria de Fatima Ramos de

Orientador: Machado, Irene de Araujo


Assunto: cultura audiovisual,cultura como texto,expansao da escrita,alfabetizacao semiotica,Alfabetizacao -- Inovacoes tecnologicas,Filme animado,Cultura,semiotic education,expansion of writing,audiovisual texts,contemporary writing


Resumo: O objetivo da pesquisa que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização semiótica, considerando a expansão da escrita no contexto cultural a partir de diferentes sistemas semióticos interconectados, em processo de expansão, de experimentação e de criação. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. Este grande texto nossa cultura , construído pelos processos comunicacionais produzidos pelo homem é, preferencialmente na atualidade, produto das escritas contemporâneas, que realizam em relação à escrita alfabética, um movimento de expansão. É dentro dessa perspectiva escrita em expansão que me propus repensar o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes. Com as respostas às questões norteadoras desta pesquisa _ O que significa ser alfabetizado no contexto atual? Em que medida a alfabetização semiótica é uma competência necessária à produção de textos audiovisuais, um dos exemplos do que estamos chamando de escritas contemporâneas? _ formulei o conceito de alfabetização semiótica bem como sugeri algumas estratégias para o ensino dessas escritas. Para objetivar encaminhamentos - conceituais e práticos a respeito das questões propostas, foi tomada como hipótese inicial, a idéia de que o conhecimento/produção de textos audiovisuais contribuiria para o processo de alfabetização semiótica. Com a intenção de responder às questões propostas e atingir os objetivos explicitados, acompanhei a implantação de oficinas de produção de filmes de animação. Essas oficinas Animando com massinha foram desenvolvidas na Rede Municipal da Cidade de São Paulo e tiveram a duração de quatro meses. Alunos e professores produziram um total de dezesseis filmes. A metodologia utilizada estudo de caso não permitiu generalizações conclusivas, mas ofereceu condições, em situações reais de produção, de vivenciar o objeto de estudo. A análise mostrou que os alunos/professores, ao confeccionarem seus filmes, fizeram uso de sistemas semióticos/ conhecimentos já adquiridos, ou seja, a construção das escritas contemporâneas está entrelaçada com outros sistemas semióticos. Além disso, pôde se perceber que a compreensão dos elementos cinematográficos posição de câmera, do cenário, a iluminação, a manipulação dos personagens, etc. possibilitou a construção de filmes de animação. Do estudo realizado, podemos afirmar: 1º) apesar de desfrutarmos das escritas contemporâneas, ainda desconhecemos como são estruturadas, 2º) embora o processo de alfabetização semiótica ocorra em situações não-escolares, ela não prescinde de um ensino sistematizado.,


Abstract: ABSTRACT The objective of the research that originate this work was to investigate and analyze some of the aspects of the semiotic education, considering the expansion of writing into the cultural context of interconnected semiotic systems through processes of expansion, experimentation and creation. To state that our culture is expanding is to approach it as text structured through dialogic systems, process driven, built by languages of different codes. Such whole text our culture built by human communicational processes is, mainly at present, out coming of contemporary writings that perform, regarding the alphabetical writing (in the sense of use of the alphabet) as an expanding move. It is from this approach expanding writing that the process of learning to write is re-thought and some of its elements are identified. The main inquiries of this research were: what does it means to be write-capable in the present context? To what extent the semiotic writing-capability is a necessary skill to produce audiovisual texts (as an example of what we are calling contemporary writing)? Thinking trough these questions resulted in the concept of semiotic learning-to-write, and also suggestions of strategies to teach it. The starting hypothesis was that the production of audiovisual texts would help the processes of semiotic learning-to-write. To test it, I followed workshops in making animation movies using play dough. These play dough animation workshops were offered by the Sao Paulo City Public Scholl Network during four months. Teachers and students produced sixteen movies. The case study method were used and allowed real life experiencing of the object studied. Teachers and students used previously, informally acquired semiotic systems knowledge to produce their movies, indicating that contemporary writing is intergrown with other semiotic systems. In addition, we could observe that learning the moviemaking elements - camera position, light, character animation, etc. were required to produce the movies. From these studies, we can conclude that 1) although we use contemporary writing we are not aware of how they are structured, 2) the semiotic learning-to-write happens through non-scholar scenarios, but it can not dismiss a systematic teaching.


Referência: Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-10-10

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