Educação a distância e ensino presencial = convergência de tecnologia e práticas educacionais



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino e Práticas Culturais

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Andrade, Luiz Antônio da Rocha

Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira


Assunto: Ensino a distancia,Ensino,Tecnologia da informacao e comunicacao,Distance education,Teaching,Information tecnology and communication


Resumo: Resumo: O presente trabalho é o resultado da pesquisa sobre a educação a distância e ensino presencial no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis. A educação a distância, com a adição das novas tecnologias de informação e comunicação, tornou-se uma alternativa para a democratização da educação. No Brasil, além da ampla oferta de cursos a distância promovida pela iniciativa privada, dois macros programas federais estão ampliando essa oferta: a Universidade Aberta do Brasil e o Ensino Técnico à Distância - E-Tec Brasil. Com eles, na tentativa de democratizar a educação, o Estado está consolidando a disseminação da cultura da educação à distância. Professores que atuam em instituições de ensino, que aderiram aos dois macros programas, vivenciam, assim, a cultura do ensino presencial e a cultura da educação a distância. Observamos, com isso, que novas práticas e novos conceitos experimentados pelos professores na educação a distância estão convergindo para o ensino presencial. O objetivo da pesquisa, portanto, foi o de analisar quais novas práticas de ensino e novas tecnologias estão convergindo da educação a distância para o ensino presencial. Para buscar as respostas, procedeu-se uma análise da literatura atual, artigos científicos, teses, palestras e seminários que abordam como tema a educação a distância. Para validar a análise, foi feito um estudo de caso no Instituo Federal de Santa Catarina- Campus Florianópolis. Esta instituição oferece cursos presenciais e cursos a distância dentro dos programas federais. Foram escolhidos como sujeitos da pesquisa os professores que atuam no ensino técnico a distância -E-Tec Brasil - e no ensino técnico presencial.


Abstract: Abstract: The present work is the result of the research about distance education and classroom teaching at Instituto Federal of Santa Catarina, Florianópolis Campus. Distance education, with the addition of new information and communication technologies, has become an alternative to the democratization of education. In Brazil, besides the wide range of distance learning courses sponsored by the private sector, two macroe expanded federal programs are expanding that offererd, The Open University of Brazil and theTechnical Distance Education (E-Tec Brazil). With them, in an attempt to democratize education, the state is consolidating the spread of the culture of distance education. Teachers who work in educational institutions, which joined the two macro programs, experience, that way the culture of the classroom teaching and the culture of distance education. With this, we noted that new practices and new concepts experienced by teachers in distance education are converging to the face-to-face teaching. The purpose of the study therefore was to examine what new teaching practices and new technologies are converging to the distance education teaching. To seek the answers, it has been proceeded an analysis of current literature, research papers, theses, lectures and seminars that address the theme of the distance education. To validate the analysis, it has been done a case study in Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis Campus. This institution offers courses and distance learning courses of the federal programs. Teachers who work in technical distance education (E-Tec Brazil) and technical classroom education were chosen as research subjects.,\$aEnsino e Práticas Culturais


Referência: ANDRADE, Luiz Antônio da Rocha. Educação a distância e ensino presencial = convergência de tecnologia e práticas educacionais. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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