Aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis (ALADIM) : uma proposta alternativa para o ensino da língua espanhola



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Linguagem e Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Doutorado em Lingüística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Andrade, Izabel Rego de

Orientador: Denise Bértoli Braga, Rodolfo Jardim de Azevedo


Assunto: Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros,Lingua espanhola - Ensino auxiliado por computador para falantes estrangeiros,Sistemas de comunicacao movel na educacao,Aplicativos moveis,Spanish language - Study and teaching - Foreign speakers,Spanish language - Computer-assisted instruction for foreign speakers,Mobile communication systems in education,Mobile apps


Resumo: Resumo: Considerando o cenário em que o uso de dispositivos móveis para fins educacionais é cada vez mais difundido, encontra-se disponível um largo acervo de aplicativos dedicados à aprendizagem de línguas estrangeiras. Em um primeiro estudo empírico, investigou-se tal cenário com mais profundidade, o que permitiu identificar um descompasso entre aspectos linguísticos e pedagógicos desses aplicativos e uma educação linguística contemporânea, que considere a linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1978), a multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006), a leitura crítica (BRAGA, 1998) e a aprendizagem situada (COPE, KALANTZIS, 2003). Em um segundo estudo empírico, foi desenvolvido o aplicativo Vecindario para aprendizagem da língua espanhola, de acordo com a Aprendizagem de Língua Assistida por Dispositivos Móveis (ALADIM). O projeto do aplicativo considerou tal referencial teórico de educação linguística e estratégias para ensino com tecnologias digitais como a gamificação (WERBACH, 2014) e o storytelling (XAVIER, 2015) buscando explorar, também, os recursos de tecnologia disponíveis nos dispositivos móveis. O experimento consistiu em elaborar o desenho instrucional e o protótipo digital do aplicativo, este último realizado em colaboração com pesquisadores do Instituto de Computação da Unicamp. O protótipo do aplicativo Vecindario foi experimentado em um grupo de voluntários e os resultados encontrados nesse estudo de caso (FALTIS, 1997, GIL, 2009) apontaram caminhos para o desenvolvimento de futuras experiências de aprendizagem de natureza similar


Abstract: Abstract: Considering the fact that the use of mobile devices for educational purposes is becoming widespread, lots of applications that promote learning of foreign languages ??are available. In a first empirical study, we went over this reality, what allowed us to identify a mismatch between linguistic and pedagogical aspects of these apps and a contemporary linguistic education that considers systemic-functional linguistics (HALLIDAY, 1978), multimodality (KRESS and VAN LEEUWEN, 2006), critical reading (BRAGA, 1998) and situated learning (COPE and KALANTZIS, 2003). In a second empirical study, the Vecindario application for Spanish language learning was developed according to the Mobile Assisted Language Learning (MALL). The application project was based on theoretical references of language education and strategies for teaching with digital technologies such as gamification (WERBACH, 2014) and storytelling (XAVIER, 2015), aiming to explore the technology resources available in mobile devices as well. The experiment consisted in making the instructional design and the digital prototype of the application, and this prototype was made in collaboration with researchers from the Computing Institute at Unicamp. The prototype of the Vecindario application was tested in a group of volunteers and the results found in this case study (FALTIS, 1997, GIL, 2009) pointed out promising ways for other learning experiences of similar nature,\$aLinguagem e Educação,\$aDoutora em Lingüística Aplicada


Referência: ANDRADE, Izabel Rego de. Aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis (ALADIM): uma proposta alternativa para o ensino da língua espanhola. 2017. 1 recurso online (351 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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