Currículo, educação à distância e cultura do estudo autônomo em curso de Pedagogia : limites e possibilidades



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Anaya, Viviani

Orientador: Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de


Assunto: Educacao a distancia,Cultura do estudo autonomo,Habitus,Reflexividade,Curriculum,Distance education,Culture of Self Study,Reflexivity


Resumo: Este trabalho de pesquisa discute a educação à distância e a cultura do estudo autônomo, com vistas a uma participação mais atuante e efetiva dos alunos no processo de construção do conhecimento. Para tanto, o conceito de autonomia passa a desempenhar papel fundamental. Nesta pesquisa, a cultura do estudo autônomo emerge como elemento central e é discutida do ponto de vista da contemporaneidade, que aponta a derrubada de fronteiras de tempo e espaço, influenciando, sobremaneira, o próprio conceito de autonomia. As noções de tempo, espaço, criticidade, reflexividade, autonomia, emancipação, relações interpessoais, aprendizagem significativa, são características marcantes quando o foco são os cursos à distância, pois a noção de tempo e espaço linear e cartesiano, posto pela educação presencial, nos cursos a distância, vão sendo gradualmente substituídos pelo espaço ocupado virtualmente, portanto, mais flexível, bem como o tempo de estudo determinado pelo acadêmico, autonomamente definido. Esses conceitos emergem potencializados, pois a configuração de um curso oferecido na modalidade à distância pressupõe o conhecimento e a introjeção destes elementos pelos estudantes, tornando-se condição sine qua non para a continuidade dos estudos. Todavia, outros elementos interferem na constituição desta cultura autônoma. Estes elementos secundários, quais sejam, a estrutura organizacional do currículo, os aspectos didáticos, metodológicos e avaliativos, bem como os materiais disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem, permeiam esta pesquisa e constituem-se em categorias, fornecendo elementos para a análise dos dados coletados na investigação, permitindo a definição da questão que norteia esta pesquisa: Quais são os limites e possibilidades que perpassam a formação superior, na modalidade à distância, considerando a cultura do estudo autônomo, a prática pedagógica levada a efeito pelos professores/tutores e a estrutura curricular de um curso de Pedagogia? Definida a questão, determinamos o lócus e os sujeitos da pesquisa. Este estudo tem como objetivo geral contribuir com as discussões sobre os limites e as possibilidades da formação superior, na modalidade à distância, considerando a cultura do estudo autônomo, a prática pedagógica levada a efeito pelos professores/tutores e a estrutura curricular do curso de Pedagogia, objeto desta análise. Especificamente, esta pesquisa objetiva identificar se o aluno que opta pela educação à distância possui a cultura do estudo autônomo, identificar se a cultura digital está presente no cotidiano do aluno que opta pela modalidade à distância, relacionar práticas pedagógicas inovadoras, cultura do estudo autônomo e ensino a distância, reconhecer a importância de conceitos como autonomia, emancipação, reflexividade, trabalho colaborativo, relações interpessoais, aprendizagem significativa, enquanto categorias a serem contempladas nos cursos estruturados na modalidade à distância. Nesta pesquisa, a abordagem qualitativa orienta tanto a coleta dos dados quanto à análise dos dados coletados, Assim, abstrai-se, enquanto hipótese, que o aluno que opta pela formação, na modalidade à distância, não possuiria a cultura do estudo autônomo. Com este recorte, este trabalho de pesquisa visa contribuir para uma melhor compreensão da condição discente na EaD. Esta condição se estabelece a partir da discussão contemporânea sobre a cultura do estudo autônomo, alterando a arquitetura curricular, a geografia educacional e a prática pedagógica do professor,


Abstract: 'This research discusses distance education and the culture of self-study, with a view to a more active and effective participation of students in the process of knowledge construction. Therefore, the concept of autonomy becomes crucial role to play. In this research, the culture of self-study emerges as a central element and is discussed from the standpoint of contemporary, pointing to overthrow the boundaries of time and space, influencing greatly in the concept of autonomy. The notions of time, space, criticality, reflexivity, autonomy, empowerment, interpersonal relationships, meaningful learning, are striking features when the focus is on distance learning courses, as the notion of linear time and space and Cartesian posed by classroom education in distance learning courses, are gradually replaced by the space occupied virtually therefore more flexible as well as study time determined by academic independently defined. These concepts emerge exacerbated because the configuration of a course offered in distance mode presupposes knowledge and internalization of these elements by students, becoming a "sine qua non" for the continuation of studies. However, other factors influence the formation this autonomous culture. These secondary elements, namely, the organizational structure of the curriculum, the didactic aspects, methodological and evaluative, as well as materials available in virtual learning environments, permeate this search and constitute themselves into categories, providing elements for the analysis of data collected research, allowing the definition of the question that guides research: What are the limits and possibilities that pervades higher education in distance mode, considering the culture of self-study, teaching practice undertaken by teachers / tutors and curriculum of a course in pedagogy? Defined the issue, determine the locus and the research subjects. This study aims to contribute to general discussions about the limits and possibilities of higher education in the distance mode, considering the culture of self-study, teaching practice undertaken by teachers / tutors and curriculum of the Faculty of Education, object of this analysis. Specifically, this study attempts to identify if the student opts for distance education has the culture of self-study, identify the digital culture is present in the daily student who opts for distance mode, relate teaching practices, culture and self-study distance learning, recognize the importance of concepts such as autonomy, emancipation, reflexivity, collaborative work, interpersonal relationships, meaningful learning, while categories to be included in structured courses in distance mode. In this research, a qualitative approach guides both the collection of data regarding the analysis of the data collected thus abstracts itself as hypothesis, that the student who opts for training in distance mode, does not possess the culture of self-study. With this focus, this research aims to contribute to a better understanding of the condition students in distance education. This condition is established from the contemporary discussion about the culture of self-study, changing the architecture curriculum, education and geography teachers s pedagogic practice'


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-12-02

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