Infografia na educação : contribuições para o pensar crítico e criativo



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Alvarez, Ana Maria Torres

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de


Assunto: Curriculo,Tecnologias da informacao e da comunicacao,Representacao visual,Infografia,Pensamento critico e criativo,Curriculum,Information and communication technology,Visual representation,Infographics,Critical and creative thinking


Resumo: A presente tese insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação, apresentando-se como fruto dos estudos realizados por esta pesquisadora nos últimos quatro anos sobre a representação visual e, especificamente, a infografia. O objetivo foi analisar o valor da infografia como instrumento de ensino e de aprendizagem considerando a hipótese de que a leitura e a produção de infográficos pelos próprios aprendizes podem propiciar o aprimoramento do pensar crítico e criativo. Para validar a hipótese, parte da investigação foi dedicada à produção do referencial teórico que transitou pelas áreas da Educação, da Semiótica, da Comunicação Social e das Ciências Cognitivas. No segundo momento da pesquisa foram planejadas e apresentadas duas edições de uma formação-investigação, dentro de um contexto em que sujeitos interessados na temática pudessem se integrar à minha pesquisa como colaboradores. Ambas as edições da formação foram realizadas na modalidade a distância pelo Instituto Ayrton Senna. Para a produção da tese, seguiu-se a abordagem qualitativa e, em cada etapa da investigação foram definidos métodos de pesquisa específicos. Sendo assim, para a fundamentação teórica, optou-se pela pesquisa bibliográfica aliada à bricolagem. No planejamento e desenvolvimento da formação-investigação, foi seguido o método de pesquisa-ação. O software Classificação Hierárquica Implicativa e Coercitiva (CHIC) e os mapas de nuvens de palavras-chave (tag clouds) foram utilizados para obter diversos ângulos de análise do conjunto de dados coletados no curso, que envolveu depoimentos, diálogos e atividades. A partir desses dados foi possível conhecer as impressões dos participantes sobre o potencial da infografia como um novo instrumento de ensino e de aprendizagem, bem como identificar possíveis desdobramentos da proposta de apropriação e disseminação dessa prática nas escolas,


Abstract: This thesis is part of the Education: Curriculum Doctoral Program - field of study New Technologies in Education, presenting itself as a result of studies conducted by this researcher in the last four years about the visual representation, and specifically, the infographics. The objective was to analyze the value of infographics as a teaching and learning strategy considering the hypothesis that reading and production of infographics by the apprentices can provide the enhancement of critical and creative thinking. To validate the hypothesis part of the research was devoted to the theoretical production that passed over areas of Education, Semiotics, Media and Cognitive Sciences. In the second phase of the research were planned and presented two editions of a research-training course for teachers within a context in which they could integrate into my research as collaborators. Both editions of the course were conducted in distance mode by the Instituto Ayrton Senna. For the production of the thesis, we used a qualitative approach, and each stage of the investigation were set out specific research methods. Thus, for the theoretical basis, we chose literature and bricolage method. In planning and development of research-training course was followed the method of action research. The software Implicative and Coesitive Hierarchical Classification (CHIC) and maps of clouds keyword (tag clouds) we found different angles of analysis of the data set collected in the course, which involved testimonials, dialogues and activities. From these data it was possible to know the impressions of the participants about the potential of infographics as a new resource for teaching and learning, and identify possible improvements of the proposed appropriation and dissemination of this practice in schools


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012-04-18

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