Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Psicologia Educacional

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Alvarenga, Cacilda Encarnação Augusto

Orientador: Roberta Gurgel Azzi


Assunto: Autoeficacia,Informatica na educacao,Pratica docente,Tecnologia da informacao e comunicacao,Ensino,Tecnologia educacional,Formacao de professores,Self-efficacy,Computer in educational,Teaching practice,Information and communication technologies,Teaching,Teacher training


Resumo: Resumo: O presente estudo teve como objetivos identificar, descrever e analisar: o nível da crença de autoeficácia computacional docente de professores de Ensino Médio, as fontes que os professores mais conseguem perceber que contribuem para a constituição da sua crença, as variáveis pessoais ou contextuais que apresentam relações mais significantes com essa crença, e o perfil do professor com crença de autoeficácia computacional docente mais elevada. Participaram do estudo 253 professores de Ensino Médio de 27 escolas públicas do município de Campinas-SP. A coleta dos dados realizou-se presencialmente nas escolas e envolveu que os participantes respondessem a um questionário de caracterização do participante e a duas escalas do tipo Likert, voltadas para investigar a auto-eficácia computacional docente e suas fontes. Os dados foram estatisticamente analisados utilizando-se de técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados apontaram que os professores da amostra apresentam em média uma crença de autoeficácia computacional docente considerada moderada. A experiência vicária foi a fonte que os professores mais perceberam como constituinte da sua crença de autoeficácia para usar tecnologias no ensino, seguida da persuasão social e da experiência direta. Identificaram-se relações significantes entre o construto investigado e variáveis pessoais e contextuais, confirmando-se, portanto, a importância de investigá-las para compreender a crença de autoeficácia computacional docente. Contata-se que o professor com crença mais elevada é o que percebe que tem mais habilidade para usar o computador e se sente mais preparado e motivado para ensinar com tecnologias. O acesso às tecnologias e programas de formação de professores para o seu uso didático podem contribuir para que se sintam com mais habilidade e preparação. Para que se sintam mais motivados, compreende-se que é preciso também repensar as condições oferecidas para o trabalho docente.


Abstract: Abstract: The purpose of this study was to identify, describe and analyze: the level of teacher computer self-efficacy of high school teachers, the sources that teachers realize that most contribute to build self-efficacy beliefs for teaching with computers, personal or contextual variables which have the most significant relationship with this belief and the profile of teachers with higher computer self-efficacy beliefs for teaching. The study included 253 high school teachers from 27 public schools in the city of Campinas-SP. Data were collected in person at schools and involved participants to answer a profile questionnaire and two Likert scales in order to investigate the teacher computer self-efficacy and its sources. Data were statistically analyzed using descriptive and inferential techniques. The results showed that teachers in the sample have moderate teacher computer self-efficacy belief. The vicarious experience was the most perceived source that contribute to self-efficacy for using technology in teaching, followed by social persuasion and mastery experience. Significant relationship between the investigated construct and personal and contextual variables were identified, confirming thus the importance of investigating them in order to understand the teacher computer self-efficacy. It happens that the teacher with the highest belief is the one who realizes he has the more ability to use the computer and feels more prepared and motivated to teach with technology. Access to technologies and training programs for teachers to use instructional technologies can contribute to raise this awareness or help them feel having more ability and preparation. In order to they feel more motivated, it is also necessary to rethink the job conditions offered to teaching.,\$aResumen: Este estudio tuvo como objetivo identificar, describir y analizar: el nivel de las creencias de auto-eficacia de profesores de enseñanza secundaria para enseñar con ordenadores, las fuentes que los maestros pueden ver que más contribuyen a la formación de las creencias, las variables personales o contextuales que tienen las relaciones más significantes con esa creencia, y el perfil de profesor con creencias superiores. El estudio incluyó a 253 profesores de enseñanza secundaria de 27 escuelas públicas de la ciudad de Campinas-SP. La recolección de datos se llevó a cabo personalmente en las escuelas. Los participantes respondieron a un cuestionario del caracterización del participante y dos escalas de tipo Likert con el fin de investigar la auto-eficacia y sus fuentes. Los datos fueron analizados estadísticamente utilizando técnicas descriptivas y inferenciales. Los resultados mostraron que los profesores de la muestra tienen creencia de autoeficacia para enseñar con ordenadoras considerada moderada.La experiencia vicaria fue la fuente que los maestros señalaran como más componentes de su creencia de la auto-eficacia para el uso de la tecnología en la educación, seguida por la persuasión social y por la experiencia directa. Se identificaron relaciones significantes entre las creencias de auto-eficacia y las variables personales y contextuales. El estudio confirma así la importancia de investigar estas variables para entender la creencia de la auto-eficacia de profesores para utilizar el ordenador en la enseñanza, y muestra que los profesores con mayor creencia son los que se perciben con más capacidad de usar los ordenadores y se sienten más preparados y motivados enseñar con tecnologías. El acceso a las tecnologías y programas de formación para uso didáctico de tecnologías pueden ayudar los profesores a sentirse con más habilidad y preparación. Para que se sientan más motivados, se entiende, que también es necesario repensar las condiciones de trabajo de los profesores.,\$aPsicologia Educacional


Referência: ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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