Formação de professores em exercicio, educação a distancia e a consolidação de um projeto de formação : o caso da UFMT



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Ensino, Avaliação e Formação de Professores

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Alonso, Katia Morosov

Orientador: Luiz Carlos de Freitas


Assunto: Professores - Formacao,Ensino a distancia,Ensino superior,Higher education,Teacher training,Distance education


Resumo: Resumo: O Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do seu Núcleo de Educação Aberta e a Distância, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e nove Prefeituras da Região Norte do Estado de MT, desenvolveu, no período de 1995 a 2000, uma oferta experimental da Licenciatura em Educação Básica: 1ª a 4ª séries, organizada na modalidade de educação a distância (EAD). Entre os anos de 1999 e 2000 foram realizadas negociações institucionais com vista à expansão dessa oferta de formação. A ¿licenciatura¿ foi, então, estendida para quase todo estado de MT. De um projeto experimental, a ¿licenciatura¿ seria integrada ao ¿Programa Interinstitucional de Qualificação Docente de MT¿, atendendo hoje a quase 3.000 alunos/professores na UFMT. O presente estudo procura analisar o conjunto de forças que atuaram desde a oferta experimental da ¿licenciatura¿ até sua transformação em programa institucionalizado de formação. A análise recai, mais precisamente, sobre os fatores e elementos que permitiriam reconhecê-la social e pedagogicamente em dois sentidos: na formação superior de professores em exercício e na organização da EAD. A partir das dimensões institucional, curricular e de gestão da EAD que conformaram a oferta do curso, e em confronto com teorias sobre a formação de professores e essa modalidade de ensino, os atores que vivenciaram a experiência de sua implementação são chamados a realizar suas ¿leituras¿ sobre esse processo. De posse dessas interpretações, é que elementos como a parceria institucional, da idéia de um currículo em construção e de um sistema de EAD que priorizaria a comunicação entre os envolvidos na formação, vemos surgir determinado ¿modelo¿ formativo. O estudo tentará explicitá-lo, com o objetivo de ressignificar práticas de formação de professores que utilizam a EAD em seu desenvolvimento, considerando indicativos gerados pelas ¿leituras¿ de que vivenciou essa experiência


Abstract: Abstract: From 1995 to 2000, the Institute of Education of the Federal University of Mato Grosso, through its Nucleus of Open and Distance Education, in partnership with the State Education Board and nine Boroughs of the Northern Region of the state of Mato Grosso developped an experimental offer of the Graduation in Basic Education: 1st to 4th grades, organized in the distance education modality (EAD). Between the years 1999 and 2000 institutional negociations took place aiming at the expansion of this formation offer. The ¿licenciatura¿ (graduation degree) was, thus, extended to almost the whole state of Mato Grosso. From an experimental project, the ¿licenciatura¿ (graduation degree) was to be integrated to the ¿Mato Grosso Interinstitutional Teachers¿Qualification Program¿, which today attends almost 3.000 students/teachers in the UFMT. The present study seeks to analyse the ensemble of forces which were put into work from the experimental ¿licenciatura¿ (graduation degree) up to its transformation in an institutionalized formation program. The analysis falls back, more precisely, upon the factors and elements which would allow to recognize it socially and pedagogically within two meanings: in the university formation of working teachers and in the organization of the EAD. From the EAD institutional curriculum and management dimensions, which molded the course offer and confronting with theories on the teachers formation and this teaching modality, the actors who have lived through the experience of its implementation are called in to achieve their ¿readings ¿ (¿interpretations¿) about this process. It is, thus, in possession of these interpretations that elements such as the institutional partnership, of the idea of a curriculum in construction and of an EAD system which gave priority to the communication between the people involved in the training, that we saw the emergence of a determined formative ¿model¿(pattern). In this study we will try to explain it, with the aim of re-signifying teachers training practices that use the EAD in its development, considering indicatives managed by the ¿readings¿ (¿interpretations¿) of the ones who lived through this experiment,\$aEnsino, Avaliação e Formação de Professores


Referência: ALONSO, Katia Morosov. Formação de professores em exercicio, educação a distancia e a consolidação de um projeto de formação: o caso da UFMT. 2005. 485p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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