Trajetórias transmídia de leitura literária na escola
Ano: 2016
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Linguagem e Educação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem
Programa: Mestrado em Linguística Aplicada
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Albanese, Bruno Cuter
Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
Assunto: Alencar, Jose de, 1829-1877. Senhora - Adaptacoes para cinema e video,Literatura brasileira - Estudo e ensino (Ensino fundamental),Leitura (Ensino fundamental),Multimidia interativa,Analise do discurso literario,Lingua materna - Estudo e ensino,Letramento,Alencar, Jose de - Senhora - Film adaptations,Brazilian literature - Study and teaching (Elementary education),Reading (Elementary education),Interactive multimedia,Discourse analysis, Literary,Native language - Study and teaching,Literacy
Resumo: Resumo: Situada no campo aplicado de estudos da linguagem, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o processo de leitura subjetiva do texto literário de alunos do nono ano do ensino fundamental em um trabalho de adaptação da obra Senhora, de José de Alencar, para um curta-metragem. O corpus da pesquisa foi coletado durante os meses de maio a novembro de 2014, através de uma pesquisa-ação em que o projeto de ensino Cinema Literário foi aplicado em uma escola da rede particular de ensino de uma cidade do interior paulista. Os registros eram constituídos por gravações audiovisuais das oficinas, diário de campo do pesquisador, roteiro escrito pelos alunos e pelo curta-metragem. Os registros foram triangulados de maneira a entender o processo de apropriação do romance em três mudanças significativas entre a obra de Alencar e a obra dos alunos. As análises foram baseadas na articulação de três conceitos: o de narrativa transmídia (JENKINS, 2009, DENA, 2009), o de leitura subjetiva do texto literário (ROUXEL, 2012, 2013, LANGLADE, 2013, JOUVE, 2013), e o do designer de significados (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996, COPE E KALANTZIS, 2009). Os resultados dos dados mostram que o processo de leitura subjetiva da obra literária envolveu a construção de uma trajetória em que os alunos ressignificaram elementos do romance que não lhes eram familiares ou coerentes com suas experiências de mundo com elementos de seus próprios repertórios, especialmente com referências de mídias audiovisuais. Também foi possível afirmar a partir das análises que as narrativas transmídia em um projeto de leitura literária permitem que os alunos se apropriem do texto literário de maneira a torná-lo parte de sua própria coleção e não mais como um elemento do repertório escolar que tem seu sentido estabelecido à priori da leitura
Abstract: Abstract: Situated in applied field of language studies, this research aims to analyze the subjective reading process of the literary text of students in the ninth grade of Elementary school (Ensino Fundamental II) in the adaptation work of the novel Lady (Senhora) of José de Alencar for a short film. The corpus of the research was collected during the months of May to November 2014, through an action research in which the education project Literary Cinema (Cinema Literário) was applied in a private school education of a city in the state of São Paulo. The records were made of audiovisual recordings of the workshops, researchers field journal, script written by the students and the short film. The records were triangulated in order to understand the process of appropriation of the novel in three significant changes between the work of Alencar and the work of the students. The analyses were based on the articulation of three concepts: the transmedia narrative (JENKINS, 2009, DENA, 2009), subjective reading of the literary text (ROUXEL, 2012, 2013, LANGLADE, 2013, JOUVE, 2013), and designer of meanings (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996, COPE E KALANTZIS, 2009). The results of the data show that the subjective reading process of the literary work involved the construction of a trajectory in which students resignified elements of the novel that were not familiar or coherent with their world of experience with elements of their own repertoires, especially with audiovisual media references. It was also possible to assert from the analyses that transmedia narratives in a literary reading project allow students to appropriate literary text in order to make it part of their own collection and not as a school repertoire element that has its meaning established a priori reading,\$aLinguagem e Educação,\$aCAPES
Referência: ALBANESE, Bruno Cuter. Trajetórias transmídia de leitura literária na escola. 2016. 1 recurso online (154 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: