A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Educação, Ciência e Tecnologia
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Nakashima, Rosaria Helena Ruiz
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Assunto: Educacao,Tecnologia,Linguagem digital interativa,Lousa digital,Estilo de aprendizagem,Education,Technology,Digital interactive language,Interactive whiteboard,Learning style
Resumo: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo sistematizar indicadores didáticopedagógicos que auxiliassem na utilização da linguagem interativa presente na lousa digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que, por meio da análise de conteúdo foram selecionados publicações de pesquisadores que investigavam os seguintes temas: tecnologia da informação e da comunicação, educação e tecnologias, recursos multimídia, interatividade, e lousa digital. Assim, foram sistematizados cinco indicadores didático-pedagógicos da linguagem digital interativa: interatividade, flexibilidade/multilinearidade, conectividade, qualidade das informações e dos conteúdos, e convergência de linguagens. A pesquisa envolveu duas turmas de formação inicial do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp em que foi proposta a utilização dos indicadores para planejar uma atividade com a lousa digital, que desenvolvesse e/ou fortalecesse um dos Estilos de Aprendizagem (ativo, reflexivo, teórico ou pragmático). Após a utilização dos indicadores em uma atividade prática, os participantes da pesquisa responderam um questionário para avaliar a clareza, coerência, consistência, relevância, e efetividade dos mesmos. Ao realizar a análise quantitativa dos resultados, concluiu-se que houve uma grande aceitação dos indicadores da linguagem digital interativa para a elaboração das práticas pedagógicas com a lousa digital
Abstract: Abstract: The purpose of this work is to systematize pedagogical indicators in order to help students and teachers in the use of the interactive language present in the digital board. To accomplish this goal, we first conducted a bibliographic research studying papers in the following subjects: information and communication technology, education and technologies, multimedia resources, interactivity, and digital board. We systematize five pedagogical indicators of the digital interactive language: interactivity, flexibility/multilinearity, connectivity, quality of the information and content, and the convergence of languages. The research included two groups of students from the Pedagogy Course of the Education Faculty of Unicamp in which we proposed the use of those indicators in order to plan na activity to the students using the digital board to consolidate one of the four Learning Styles (active, reflexive, theoretical or pragmatic). The students used the indicators in a practical activity, and after that they answered a questionnaire to evaluate its clarity, coherence, consistency, relevance, and effectiveness. We analyzed the results quantitatively and concluded that the students showed great acceptance of the indicators of the interactive digital language in the elaboration of pedagogical practices using the digital board,\$aEducação, Ciencia e Tecnologia
Referência: NAKASHIMA, Rosaria Helena Ruiz. A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem. 2008. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: