O impacto do uso de dispositivos digitais nas escolas públicas como ferramenta de ensino
Ano: 2014
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Nagy, Marcio José Santos
Orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado
Assunto: Ensino,Professor,Escola publica,Education,Tablets,Teacher,Public school
Resumo: Esta pesquisa realiza um estudo sobre o impacto do uso dos dispositivos digitais como ferramenta de ensino, principalmente dos tablets nas escolas públicas, que permita a apropriação dos processos, conceitos e lógicas próprias das tecnologias digitais por parte dos professores. Para isso, a pesquisa tem como um de seus objetivos entender como as estratégias governamentais, para uso de conteúdo digital, podem contribuir para a prática docente. O estudo também analisou a infraestrutura e abrangência geográfica das escolas, competência atual dos professores e resultados alcançados em escolas particulares no Brasil e em outros países. Compreender porque os investimentos em tecnologia na educação ainda não atingiram os benefícios esperados é o primeiro passo para a implementação de novas estratégias e evitar a repetição de erros na obtenção de melhores resultados. Para atingir este objetivo serão realizadas análises que possam responder às perguntas: Para que usar a tecnologia? Como transformar o jeito de dar aula com esse recurso? A relação entre professor e aluno deve ser alterada? A formação dos professores deve sofrer mudanças, assim como a cultura da escola? A partir do levantamento bibliográfico e análise documental, textos acadêmicos relacionados ao tema e experiências no Brasil e exterior, conseguimos perceber uma maior preocupação em acertar as estratégias para utilização dos recursos digitais no país. No entanto, em virtude das deficiências da qualidade tecnológica, de políticas governamentais e das capacitações dos professores, temos ainda um grande caminho para percorremos para obter resultados na melhoria da educação através da utilização desses recursos. A conclusão da dissertação enfatiza que não devemos negligenciar todos os aspectos relevantes do papel do professor para o uso adequado dos recursos tecnológicos nas escolas públicas, fazendo com que a tecnologia possa também ser um dos grandes pilares na melhoria do ensino no Brasil,
Abstract: This research conducts a study on the impact of the use of digital devices such as teaching tool, particularly of tablets in the public schools, allowing ownership of processes, concepts and logics own digital technology by teachers. For this, the research has as one of its objectives to understand how governmental strategies for the use of digital content, may contribute to the teaching practice. The study also examined the infrastructure and geographic reach of schools, teachers and current competence of the results achieved in private schools in Brazil and other countries. Understand why investments in technology in education has not reached the expected benefits is the first step towards the implementation of new strategies and avoid repeating mistakes in getting better results. To achieve this objective analysis that can answer questions will be held: For what to use technology? How to transform the way you teach with this feature? The relationship between teacher and student should be changed? Teacher training must undergo changes, as well as the culture of the school? From the literature review and document analysis, academic texts related to the topic and experiences in Brazil and abroad, we could realize a greater focus on hitting strategies for use of digital resources in the country. However, because of the deficiencies of the technological quality of government policies and the training of teachers, we still have a long way to have traveled to get results in the improvement of education through the use of these resources. The conclusion of the dissertation emphasizes that we must not neglect all relevant aspects of the role of teacher to the appropriate use of technology resources in public schools, so that the technology can also be a major pillar in the improvement of education in Brazil
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014-09-10
Tags: