Um olhar reflexivo sobre o olhar prático : a visão dos cursistas do curso Mídias na educação para formação de professores
Ano: 2011
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Muñoz, Cleide Maria dos Santos
Orientador: Almeida, Fernando José de
Assunto: Curriculo,EAD,Teoria e pratica,PROINFO,Curriculum,Distance learning,Theory and practice
Resumo: Esse trabalho surgiu das seguintes indagações: por que ainda há uma lacuna entre o professor e o aluno dentro do processo ensino-aprendizagem? Por que ainda há muita crítica por parte da sociedade em relação à educação? Onde se encontra o problema? Sem ter a pretensão de responder cabalmente a essas perguntas, mas pensando em vislumbrar alguma possibilidade de solução, pesquisou-se, se os professores de fato conseguem aproveitar os ensinamentos dados pelos cursos para aplicar em sua sala de aula e se não, entender o porquê. É importante saber o que os professores pensam de fato deste processo, ambíguo, às vezes contraditório, mas sempre mobilizador e esclarecedor. Por essa razão, esse trabalho tem o objetivo geral analisar a qualidade do apoveitamento dos professores em um curso de formação e tem por objetivos específicos: a) analisar o conteúdo do discurso dos professores que fazem o Curso Mídias na Educação , dentro de um ambiente virtual de aprendizagem que trata sobre mídias na educação, b) refletir sobre a relação entre o discurso analisado e as necessidades das novas exigências do novo século. O percurso das etapas de pesquisa motivou a considerar a seguinte hipótese: para compreender o porquê ainda persiste a ideia de que a educação está atrasada e falha na visão da sociedade e de muitos estudos científicos apesar da existência de muitos cursos de formação, é necessário entender qual é o olhar do professor em relação ao mundo que o cerca nesse contexto o quem, o onde e o quando. Considerou-se quem alunos do curso Mídias na Educação, o onde o próprio curso e o quando, o contexto do século XXI, por meio da orientação teórica apontada no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Justifica-se essa pesquisa por se considerar que os seus resultados podem contribuir para a reflexão na elaboração de novos cursos de formação de professores,
Abstract: This project arose out of a need to answer to some questions: why is there still a gap between the teacher and the student in the teaching-learning process? Why is the society still so critical about education? What is the real problem? Having no ambition to answer these questions completely, but thinking of some possible solutions, this research was conducted in order to find out whether or not teachers are able to take advantage of the courses, apply what they had been taught, and, if they are not, why it happens. It is important to know how teachers feel about this process, which is ambiguous, and sometimes contradictory, but always mobilizing and enlightening. For this matter, the aim of this project is to analyse how profiting the training courses are and, more specifically, a) to analyse the discourse of the teachers who work at the Digital Media and Education Course, b) to speculate on the connection between the teacher s discourse and the demands of the new century. This research led to the consideration of the following hypothesis: to understand the reason why education is seen as poor and insufficient in the eyes of society despite the many training/development courses that are offered, it is essencial that we understand how teachers feel in this context who, where, and when. Consider who - students of the Digital Media and Education Course, where - the course itself, and when the 21st century, based on the report of International Commission on Education for the Twenty-first Century (UNESCO). The justification for the study is that its results may significantly contribute to the elaboration of new programmes for teacher s training courses
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-09-12
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