Professores pesquisadores na Comunidade de Prática em rede : espaço de colaboração



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Muñoz, Cleide Maria dos Santos

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de


Assunto: Comunidade de Pratica em rede,CoP online em rede,Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola,Pesquisa na Internet,Professores - Formacao profissional,Community of Practice Network,CoP online network,University-School Collaborative Research Network,Internet searching,Teachers - Occupational training


Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se constituiu a Comunidade de Prática (CoP) em rede na Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola, projeto promovido pelo Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que propôs uma forma de trabalho colaborativo com universidades parceiras e escolas públicas de diferentes regiões brasileiras pela composição de uma rede de pesquisa que articulou a construção do conhecimento dos alunos à prática da pesquisa. O referencial teórico desta tese centra-se nos conceitos de comunidade (WEBER, 1987, TÖNNIES, 1995, BAUMAN, 2003, PINTO, 2009, MOCELLIM, 2011) e comunidade de prática (WENGER, 2001, PINTO, 2009), de rede (LÉVY, 1997, 1999, 2000, CASTELLS, 1999, 2003, 2010, SIMÕES, 2009) e redes sociais (PARENTE, 2000, MARTELETO, 2001, COSTA, 2003, HARDAGH, 2009, CORRÊA, 2011), de colaboração (KENSKI, 2003, COMASSETTO, 2006, MANDAJI, 2011) e coaprendizagem (RABELLO, OKADA, 2014, OKADA et al., 2012). Este estudo foi desenvolvido do ponto de vista da abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2008, LÜDKE, ANDRÉ, 2018) e se constitui como um estudo de um caso (CHIZZOTTI, 2008, LÜDKE, ANDRÉ, 2018, GIL, 2008), no qual o procedimento metodológico norteador foi a pesquisa documental via análise de conteúdo (CHIZZOTTI, 2008, GIL, 2008) com base em dados obtidos digitalmente. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas a partir de mapas e de árvores de palavras, produzidos pelo software NVivo 12, que destacaram os termos mais frequentes e seu contexto no fórum da plataforma Edmodo, espaço de interação entre os pesquisadores e os professores. Interações ocorridas no aplicativo WhatsApp contribuíram para a complementação dessa análise. Os resultados evidenciaram a presença das três características de uma CoP (engajamento, pertencimento e repertório compartilhado), além de revelarem que os professores trabalharam de modo colaborativo, coaprendendo. Eles se reinventaram e transformaram sua prática, tornando-se mais autônomos e dispensando a coordenação para mediar situações urgentes,


Abstract: This research aims to analyze how the Community of Practice (CoP) network in the Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola (University-School Collaborative Research Network) is organized. It is a project promoted by the Post- Graduate Program in Education: Curriculum from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), which proposed a collaborative work between partner universities and public schools from different regions in Brazil by establishing a research network that linked students knowledge building to research practice. The theoretical framework of this thesis focuses on the concepts of community (WEBER, 1987, TÖNNIES, 1995, BAUMAN, 2003, PINTO, 2009, MOCELLIM, 2011) and community of practice (WENGER, 2001, PINTO, 2009), network (LÉVY, 1997, 1999, 2000, CASTELLS, 1999, 2003, 2010, SIMÕES, 2009) and social networks (PARENTE, 2000, MARTELETO, 2001, COSTA, 2003, HARDAGH, 2009, CORRÊA, 2011), collaboration (KENSKI, 2003, COMASSETTO, 2006, MANDAJI, 2011) and co-learning (RABELLO, OKADA, 2014, OKADA et al., 2012). This study was developed based on the qualitative approach (CHIZZOTTI, 2008, LÜDKE, ANDRÉ, 2018) consisting of a case study (CHIZZOTTI, 2008, LÜDKE, ANDRÉ, 2018, GIL, 2008). The guiding methodological procedure was the documental research through content analysis (CHIZZOTTI, 2008, GIL, 2008) of digitally collected data. Data analysis and interpretation were conducted based on maps and word trees generated by NVivo 12 software, which highlighted the most frequent terms and their contexts at the Edmodo platform forum, which is an interaction space between teachers and researchers. The interactions that occurred via WhatsApp also complement this analysis. The results show the presence of the three characteristics of a CoP (engaging, joint enterprise and shared repertoire), and that the teachers worked collaboratively while co-learned. They reinvented themselves and transformed their practice, thus becoming autonomous and not requiring coordination to mediate urgent situations


Referência: Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-03-13

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