Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Ensino e Práticas Culturais
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Moreno, Eliana Rodriguez
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Assunto: Ensino a distancia,Formacao de professores,Docencia,Distance learning,Teacher formation,Teaching
Resumo: Resumo: Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 foi legitimada a modalidade de educação a distância, sendo a ela atribuído equivalência aos cursos presenciais. Desde então temos assistido a uma ampliação significativa da oferta de cursos superiores a distância, especialmente para a formação de professores. Com isso, cada vez mais, Secretarias de Educação de todo país estão absorvendo nas redes públicas professores formados a partir dessa modalidade de ensino. Tal panorama despertou meu interesse na investigação sobre os diversos aspectos constitutivos da formação de professores tendo em vista essa nova modalidade: que desafios se apresentam aos docentes universitários para realizar a formação de professores a distância? Qual o papel do docente que não mais compartilha do mesmo espaço físico dos estudantes? Quais as mudanças nos modos de interação entre docentes e alunos e entre os próprios alunos decorrentes do uso das tecnologias de informação e comunicação? Tendo em conta essas questões, procuro, por meio de pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo a utilização de entrevistas orientadas pelos pressupostos da história oral, investigar como essas práticas de formação têm se constituído. Por meio das narrativas dos docentes universitários de cursos de pedagogia a distância, focalizo em seus dizeres, os modos de apropriação e de reinvenção dessa outra forma de ensino, que abrange artefatos específicos da prática formadora. A perspectiva teórica assumida para a análise se refere à história cultural pautando-se pelo conceito de tática apresentado por Certeau (2008) e no conceito de apropriação proposto por Chartier (2001).
Abstract: Abstract: With the approval of Guidelines and Bases of National Education Law in 1996, distance learning was approved attributing to it equivalence of presential courses. Since then we have seen a significant increase in the number of distance college courses offered, especially for the teachers? formation. With this more and more teachers graduated this way are taken in by the Education Secretariats of the country for the public education system. Such scenario awoke interest of investigation in me about various constitutive aspects of teachers? formation having in view this new model: what are the challenges for the university teachers to carry out teachers? formation at distance? What is the role of the teacher who doesn?t share anymore the same space with the students? What are the changes in the ways of interaction among the teachers and students and among the students themselves as a result of the use of information technology and communication? Taking into account these questions, through qualitative research and interviews guided by prerequisites of oral history, I intend to look into how these practices of formation have been constituted. Through the narratives of university teachers of distance pedagogy courses, I focus on their narratives, the models of appropriation and re-invention of this type of education, which involves certain mechanisms of formation practice. The theoretical perspective taken for the analysis refers to the cultural history lined by the concept of tactic presented by Certeau (2008) and in the concept of appropriation suggested by Chartier (2001).,\$aEnsino e Práticas Culturais
Referência: MORENO, Eliana Rodriguez. Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância. 2010. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
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