Projeto Eureka - uma trajetoria



Trabalho

Ano: 2001

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Engenharia Mecânica

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Molina Pagnez, Karina Soledad Maldonado

Orientador: Afira Vianna Ripper


Assunto: Avaliacao educacional,Educacao - Inovacoes tecnologicas,Professores - Formacao,Ensino de primeiro grau


Resumo: Resumo: O problema de pesquisa deste estudo é avaliar como ocorreu, junto aos professores, o processo de implantação do Projeto Eureka. Este projeto pretendia introduzir o computador na escola como ferramenta pedagógica para o trabalho do professor, propondo inicialmente uma estrutura formada por um módulo intensivo e um módulo extensivo, sendo esta estrutura o foco para nossa avaliação. Pretendemos verificar como ocorreu o processo de apropriação dessa estrutura pelos professores envolvidos no projeto, tendo como base o trabalho de Goldberg, Souza, Popham e Worthen, entre outros autores, no que se refere ao tema da avaliação de projetos educacionais. Optamos por realizar uma análise documental, a partir dos planos de trabalho e das atas de reuniões dos grupos de trabalho de professores. Para análise desse material, temos como interlocutor Pedro Demo, que contribui na conceituação da qualidade educativa, composta pela qualidade formal e política. Em nosso trabalho assumimos a estrutura proposta para implantação do projeto como foco para a avaliação: os módulos intensivo e extensivo são compreendidos nessa pesquisa, como a qualidade formal e política do projeto. Ao analisar as atas de reunião, realizamos uma análise de conteúdo, fazendo o levantamento dos temas presentes nas atas com freqüência significativa ao total da amostra. Após a definição dos temas que apresentaram maior freqüência, realizamos então a conceituação de categoria. A partir desta conceituação, definimos as categorias que resultaram da análise de conteúdo, demonstrando-as a partir de destaques retirados das atas de reunião


Abstract: Abstract: The research goal for this study is to evaluate how the implantation process of the Project Eureka occurred to the teachers. This project intended to introduce the computer as a pedagogical tool for the teacher¿s work in the school, firstly proposing a structure composed by an intensive module and an extensive module, being this structure the focus for our evaluation. We intend to verify, in the structure appropriation process for the teachers involved in the project, how it occurred. The educational project evaluation in this study is based in the theories of Goldberg, Souza, Popham, Worthen, among others. We choose to do a documental analysis from the working plans and meeting records of the teacher¿s working groups. For analysis of this material we have as speaker Mr. Pedro Demo, which contributes to form a conceit for the educational quality, composed by formal and political attributes. Our work assume as focus of evaluation, the proposed structure for the project implantation: the intensive module defined in this research as the formal quality of the project, and the extensive module defined in this work as the policy quality of the project. While we checked the meeting records we accomplished a content analysis, doing a research of the themes, found in the meetings, with significant frequency to the total of the sample. After the classification of the themes with larger frequency, we delineate a concept to the categories. From this conceptualization, we defined the categories that had resulted of the content analysis, demonstrating them from main points removed from meeting minutes


Referência: MOLINA PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado. Projeto Eureka - uma trajetoria. 2001. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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