As percepções de educadores sobre a utilização do espaço maker na Educação Básica



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Menezes, Maria Eduarda de Lima

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de


Assunto: Faca voce mesmo,Educacao Maker,Tecnologia educacional,Do it Yourself,Education Maker,Educational technology


Resumo: O estudo desenvolvido em nível de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tem o objetivo de compreender as percepções de educadores (professores e coordenadores de tecnologia educacional) sobre a utilização do espaço maker na Educação Básica. O Maker é um movimento que vem dominando os contextos escolares, como uma extensão da cultura do Faça você mesmo (Do It Yourself ou DIY). Para o aprofundamento do tema, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) em quatro bases de dados nacionais e internacionais, assim como na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação em que esta tese é gerada. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma escola privada e em outra municipal da cidade de São Paulo, e os instrumentos empregados na metodologia foram entrevistas semiestruturadas, observação sem intervenção das aulas e um questionário on-line para professores e coordenadores de tecnologia de todo o País, disparado por meio das redes sociais. Para a organização, tratamento e análise do conteúdo da RSL e dos dados coletados foi utilizado o software NVivo 12 Pro, assim como a criação de seis categorias: currículo, projeto, maker, professor, alunos e desafios. Os resultados evidenciam que há uma proposta de educação maker nas duas escolas pesquisadas e estão em processo na integração com o currículo, visto que o espaço maker propicia a aprendizagem para alunos e professores, com potencial para o desenvolvimento de competências socioemocionais e de aspectos como autonomia, colaboração, criticidade, compartilhamento e criatividade. A educação maker provoca desafios diários e um continuum de ressignificação de conceitos, de tempo, de aprender e ensinar nesta nova cultura


Abstract: The study developed within the Ph.D. Program in Education: Curriculum by the Pontifical Catholic University of São Paulo aims at comprehending educators (teachers and educational technology coordinators) perceptions about using the makerspace in K-12. Maker is a movement that has gained space in the school environment as an extension of the Do it Yourself Culture (DIY). In order to expand on the topic, we developed a Systematic Literature Review (SLR) using four national and international databases as well as PUCs New Technology on Education data base. This is qualitative research. It was developed in a private and in a public school in the city of São Paulo. We used different research techniques, which included: semi-structured interviews, participant observation in class without interventions and online questionnaires through social media platforms targeted at teachers and technology coordinators throughout the country. In order to organize, treat and analyze the SLR content as well as the empirical data collected, we used the NVivo 12 Pro software, as in addition to the creation of six categories: curriculum, project, maker, teacher, students and challenges. The results show that there is a maker educational proposal in the two schools we analyzed. They are both going through an integration process, once makerspace enables teacher and students to learn and it potentializes the development of socioemotional competences and abilities, such as: autonomy, collaboration, criticism, sharing and creativity. Maker education promotes daily challenges and a continuous resignification of concepts, time, learning and teaching style within this new culture


Referência: Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-09-17

Tags: