Introdução do laptop educacional em sala de aula : indícios de mudanças na organização e gestão da aula
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Mendes, Mariza
Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Assunto: Laptop educacional,Projeto UCA - Um Computador por Aluno,Computadores portateis,Tecnologia educacional,Manejo de classe,Educational laptop
Resumo: A Proposta deste trabalho é realizar um estudo exploratório sobre um experimento em andamento em uma escola pública localizada na cidade de Palmas, no estado de Tocantins. Este experimento é baseado no projeto um computador por aluno (Projeto UCA) que é a introdução de um Laptop Educacional no cotidiano dos alunos, dentro e fora da sala de aula. O objetivo deste estudo exploratório é de identificar e analisar os indícios de mudanças que a introdução do Laptop Educacional traz na gestão e organização da sala de aula. O uso de tecnologia móvel e individual é uma tendência que esta ocorrendo em todos os setores da sociedade. Na educação, existem experimentos ocorrendo em várias partes do mundo, buscando uma opção para o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo com conexão à Internet, mas com tecnologia diferenciada para uso educacional, possibilitando que os alunos possam usá-lo em qualquer local, dentro ou fora da escola. Dos pressupostos inicialmente levantados foram confirmados que a presença do Laptop Educacional em sala de aula trouxe alterações na dinâmica da aula e os professores precisaram encontrar novas formas de gerir a aula que envolve mudanças tanto no planejamento das aulas como na prática pedagógica,
Abstract: The purpose of this work is accomplished an exploratory study about in progress experience in a public school located in the city of Palmas, in the state of Tocantins. This experiment is based on the project one computer per student (Project UCA), which is the introduction of an Educational Laptop in the daily life of the students, inside and outside the classroom. The objective of this exploratory study is to identify and to analyze the indications of changes that the introduction of the Educational Laptop brings to the classroom management and organization. The use of mobile and individual technology is a trend that is occurring in all the sectors in the society. In the education, there are experiments that are occurring in some parts of the world, they are searching an option for the development of a low cost equipment with connection to the Internet that can make possible the use of it by the students in any place inside and outside the school, but with a differentiated technology just for educational use. From the purpose initially collected, they had been confirmed that the presence of Educational Laptop in classroom brought alterations in the dynamics of the lesson and the teachers had needed to find new forms to manage the lesson that in such a way involves changes in the planning of the lessons as in their pedagogical practice
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-10-29
Tags: