T.V. 1.9 : a experiência das Web-TVs universitárias
Ano: 2015
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Mateus, Lara de Souza
Orientador: Ferrara, Lucrécia DAlessio
Assunto: Comunicacao,Web-TV universitaria,TJUFRJ,Telejornal Online da Escola de Comunicacao da UFRJ,Portal PUC-Rio Digital,TV UERJ Online,Communication
Resumo: As web-TVs universitárias estão situadas em ambiente favorável ao investimento em novas formas de construções narrativas. A observação destas experiências que possuem as condições para realizar suas atividades e o fato de estarem inseridas no ambiente universitário, faz pensar por que a comunidade acadêmica não se apropria do espaço das web-TVs universitárias como veículo para a partilha do conhecimento e como plataforma de ensino, ou seja, meio para a difusão do acesso ao conhecimento científico. A partir desta questão é que surge a hipótese de que estes usos não são potencializados, pois as web-TVs são encaradas, apenas, como veículos de utilidade técnica. Assim sendo, o presente trabalho busca investigar para que serve uma web- TV universitária e como pode ser utilizada com função comunicacional no ambiente universitário. Os objetivos foram: verificar como funcionam três experiências de web-TV e como são apropriadas por aqueles que as produzem e consomem e, propor uma experiência piloto de web-TV que seja capaz de dar conta da função social dos meios de comunicação. A metodologia baseou-se em observação, análise e comparação entre as três web-TVs universitárias selecionadas para o estudo, o TJUFRJ, a TV UERJ Online e o Portal PUC-Rio Digital, seguida de sistematização dos dados e reflexão sobre os resultados. O estudo busca suporte nos estudos de Castells e nas contribuições de Cardoso. A pesquisa pretende, também, buscar auxílio nos trabalhos de Capanema sobre Web-TVs, os estudos iniciais de Nogueira sobre o webjornalismo audiovisual e os estudos de Teixeira, além de Becker e Mateus sobre web-TVs universitárias. Por fim, foram fundamentais os estudos de Freire, Palácios e Salaverría sobre o ensino voltado para o jornalismo digital. O presente estudo possui dois objetivos fundamentais: o primeiro é verificar se a web- TV universitária é um espaço diferenciado de aprendizado que possibilita aos estudantes do curso de comunicação social adquirir competências e habilidades fundamentais à sua prática profissional, o segundo é verificar se essa atividade pode ser uma forma de concretizar a sempre buscada união entre teoria e prática dentro das instituições de ensino, permitindo, ainda, o incentivo e incremento da pesquisa na universidade que já trouxe avanços para o jornalismo audiovisual na web no que tange à narrativa e, também, aos formatos de disponibilização de conteúdo. Destacase que estas experiências podem apresentar-se como uma célula de resistência dentro de um organismo (internet) que parece não ser capaz de produzir inovações e abrir espaço para o diferente. Mas, para que isto aconteça, as web-TVs universitárias devem ser encaradas como espaços de resistência, que fazem pensar sobre a realidade em que se encontram o jornalismo e a comunicação, reafirmando a necessidade de revisão do seu lugar no ensino,
Abstract: University web-TVs are situated in a favorable environment for investment in new forms of narrative constructions. By following these experiences that have the conditions to carry out their activities and the fact that they are inserted in the university environment, makes one wonder why the academic community does not appropriate the space of the university web-TVs as a vehicle for sharing knowledge and as a platform for teaching, ie means for the spread of access to scientific knowledge. From this point it is that there is the hypothesis that these uses are not exacerbated because the web-TVs are seen only as technical utility vehicles. Therefore, this search job to investigate serving a university web-TV and how it can be used with communication function in the university environment. The objectives were to verify how they work three web-TV experiences and how they are appropriate for those who produce and consume and propose a web TV pilot experience to be able to cope with the social function of the media. The methodology was based on observation, analysis and comparison among the three university web-TVs selected for the study, the TJUFRJ, UERJ Online TV and the Digital Portal PUC-Rio, followed by systematization of data and consideration of the results. The study aims to support the studies of Castells and the Cardoso contributions. The research also intends to seek assistance in Capanema work on Web-TVs, initial studies of Nogueira on the audiovisual web journalism and Teixeira studies, and Becker and Matthew on university web-TVs. Finally, it was the fundamental Freire studies, Palaces and Salaverría about teaching facing the digital journalism. This study has two main objectives: the first is whether the university web-TV is a different area of learning that enables students of the media course acquire fundamental skills and abilities for their professional practice, the second is whether this activity can be a way of achieving the always sought union between theory and practice within the educational institutions, allowing also the encouragement and development of research at the university that has brought progress to the audiovisual journalism on the web With respect to the narrative and also to the availability of content formats. It is noteworthy that these experiences can be presented as a resistance cell within an organism (internet) that does not seem to be able to produce innovations and make room for the other. But for this to happen, the university web-TVs should be seen as areas of resistance, that make you think about the reality in which they are journalism and communication, reaffirming the need for review of its place in education
Referência: Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-07-06
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