Motivação e presença social em chats para formação de professores multiplicadores de inglês instrumental
Ano: 2007
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Matarazzo, Roberta Gomes
Orientador: Ferreira, Anise Abreu Gonçalves DOrange
Assunto: chats para formacao de professores,educacao on-line,Motivacao na educacao,Grupos de bate-papo pela internet,Ensino a distancia,Professores -- Formacao profissional,Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Finalidades especificas,Chats for education of teachers,Online education
Resumo: A educação on-line aparece na sociedade em que vivemos como uma forma dinâmica e atraente de aprendizado. O ambiente on-line utiliza a comunicação mediada por computador (CMC) por meio de ferramentas síncronas, ou assíncronas, tais como, chat, e-mails, etc, como um meio de promover interações entre os participantes do curso. Sendo, portanto, o espaço do chat um local propício para que as diversas formas de interação ocorram, que ressalta o lado social, o objetivo deste trabalho foi o de observar quais fatores motivacionais e/ou indicadores sociais estavam presentes nas interações de cinco sessões de chats que ocorreram na etapa on-line de um curso semipresencial de leitura instrumental oferecido para formação de professores. O referencial teórico que embasa o presente estudo se apóia no conceito de motivação de Dörney (1998) e nas categorias e subcategorias motivacionais apresentadas por Miltiadou e Savenye( 2003), uma vez que fatores motivacionais são importantes para a permanência de alunos no curso.Além disso, a fim de que o ambiente do chat seja acolhedor faz-se necessário que haja indicadores de Presença Social, os quais foram verificados segundo modelo da comunidade de investigação de Garrison e Anderson (2003). Os dados foram analisados tanto quantitativa (freqüências dos turnos) quanto qualitativamente (categorias motivacionais, e categorias e indicadores de presença social). Os resultados sugerem que a interação que ocorreu entre os participantes foi favorável para que os objetivos do chat fossem alcançados, e concluímos também que se os indicadores de presença social não estão presentes, o indivíduo também não apresenta as categorias motivacionais. Essa dependência parece ocorrer devido ao fato da motivação ter origem social,
Abstract: Online education is present in the society we live as a dynamic and attractive way of learning. The online environment uses computer mediated communication (CMC) through synchronous or asynchronous tools, as for instance, chats, e-mails, etc, as a means to promote interaction among courses participants. Being the chat a proper place to the different types of interactions occur, that highlights a social side, the aim of this work was to observe which motivational factors and/or social indicators were present in the interactions that took place in the interactions of the five chat sessions that took place in the online part of semipresencial course called instrumental reading, offered to the education of teachers. The theoretical reference that supports the present study relies upon Dörney s (1998) concept of motivation presented, and the motivational categories and constructs presented by Miltiadou e Savenye (2003). Since motivational factors are important to students maintenance in the course. Moreover, in order to have a welcoming environment, it is necessary the occurrence of Social Presence according to Garrison and Anderson s (2003) model of the community of inquiry. The data were explored quantitatively (frequency of turns) and qualitatively (motivational categories and Social Presence categories and indicators). The results suggest that the interaction which occurred among the participants was favorable to reach the goals of the chats, in addition to this, we concluded that if the social indicators are not present, the subject does not show the motivational constructs. That relationship seems to happen due to the fact that motivation is social oriented
Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-05-15
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