A práxis libertadora e a apropriação das novas tecnologias no fazer docente da rede pública paulista



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Martins, Maria Cristina Bortolozo de Oliveira

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de


Assunto: Novas tecnologias e educacao,Aprendizagem significativa,Intelectual organico,Autonomia,Reflexao critica,Aprendizagem,Professores -- Formacao profissional,Inovacoes tecnologicas,Tecnologia educacional,New Technologies and Education,Teacher Training,Organic Intellectual,Autonomy,Critical Reflection


Resumo: Este trabalho baseia-se na percepção de professores da rede pública de ensino paulista com respeito ao uso de novas tecnologias de comunicação e informação em seu fazer docente. Ressaltando-se a relevância dos projetos de preparação continuada oferecidos pela SEE/SP para o docente da rede pública se apropriar dessas ferramentas e as demandas tanto da comunidade escolar como da sociedade contemporânea, infelizmente, tal apropriação não é uma realidade no conjunto das escolas da rede pública de ensino. A hipótese inicial amparava-se no grande número de docentes que participaram e ainda participam dos programas de formação oferecidos, no desenvolvimento da pesquisa qualitativa, constatou-se que a participação nesses programas não era suficiente para motivar alguns professores a se aventurar em romper com rotinas já há muito estabelecidas e incorporar as novas tecnologias ás suas práticas pedagógicas. O recorte escolhido neste estudo privilegiou os professores que incorporaram as novas tecnologias no seu cotidiano docente, procurando identificar os significados que lhes atribuem em seu fazer pedagógico. A pesquisa apresenta como resultado que a condição para a apropriação das novas tecnologias pelo professor reside na percepção de que essas tecnologias contribuem para a emancipação das pessoas, mais que para a preparação para o mundo do trabalho. A contribuição deste trabalho encontra-se no fato de apresentar o professor como um intelectual militante do empoderamento dos grupos subalternos que afluem às escolas da rede estadual e que, nessa condição, considera as novas tecnologias de informação e comunicação, em particular o computador, uma ferramenta indispensável na construção de sua autonomia,


Abstract: This research is based on the analysis of perceptions of public school teachers from the São Paulo school system in reference to the use of the new information and communication technologies in their teaching practice. Despite the importance of the continuing education projects offered by the São Paulo Secretary of Education for their public school teachers to appropriate these technologies, as well as the demands from the school community and contemporary society, unfortunately, this appropriation is not a reality within the set of schools in the public system. The initial hypothesis was founded on the large number of teachers who participated, and are participating in, the continuing education programs being offered. Over the course of the development of this qualitative research study, it became apparent that the participation in these programs was not sufficient to motivate some teachers to take the risk of breaking longstanding routines in order to incorporate the new technologies into their pedagogic practice. The study focused primarily on those teachers who have incorporated the new technologies into their daily teaching practice in an effort to identify the significance attributed to the technology by the teachers in their pedagogic actions. The result of the research shows that the necessary condition for the teacher s appropriation of the new technologies resides in his/her perception that these technologies contribute to personal emancipation. The contribution of this research study can be found in the presentation of the teacher as an intellectual advocate for the empowerment of subordinate groups which flock through the State public school system and who, looking at this situation, consider the new information and communication technologies, and in particular, the computer, to be indispensable tools in the construction of their autonomy


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-10-11

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